João Pessoa
Feed de Notícias

SES capacita coordenadores da atenção básica de toda a Paraíba

segunda-feira, 8 de março de 2010 - 15:24 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na manhã desta segunda-feira (8), o treinamento dos coordenadores da atenção básica das macrorregionais de saúde da Paraíba. Nesta primeira fase, serão capacitados representantes de 64 municípios ligados a 1ª macrorregional de saúde. O evento está sendo realizado no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em João Pessoa.

“A capacitação foi dividida em etapas para atender as quatro macrorregionais de saúde. Hoje e terça-feira acontece em João Pessoa. A idéia é qualificar os coordenadores e estabelecer uma parceria com os municípios”, informou a supervisora em Ação Básica de Saúde da 1ª macrorregional, Maria de Fátima Moraes.

O curso, segundo ela, também tem o objetivo de criar instrumentos para monitorar e avaliar de forma coletiva as ações de atenção básica nos municípios. “A atenção básica é a porta de entrada do sistema de saúde. Desta forma, nas unidades de saúde o paciente é visto como um todo e se tiver algum problema mais sério ele vai ser encaminhado para um setor específico”, explica.

Treinamento - Além dos coordenadores dos municípios, participaram também os supervisores de atenção básica, da vigilância em saúde e de ações programáticas e estratégicas. “Estamos tendo a participação também dos supervisores das macrorregionais no sentido de reforçar a prática de ações articuladas entre os setores”, acrescentou.

Depois da capacitação em João Pessoa, o curso acontece em Campina Grande, atendendo a 2ª macrorregional, nos dias 10 e 11 deste mês. Os representantes da 3ª macrorregional vão receber o treinamento na cidade de Patos, nos dias 15 e 16 de março. Os coordenadores da 4ª macrorregional vão receber as instruções nos dias 17 e 18 próximos, em Cajazeiras.

Os facilitadores do curso para coordenadores da atenção básica passaram por um nivelamento na semana passada. O evento teve a participação de representantes das gerências de Atenção Básica à Saúde, Vigilância em Saúde, das gerências regionais, secretarias municipais de saúde e professores.       

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB