João Pessoa
Feed de Notícias

SES capacita condutores de veículos oficiais da saúde em seminário na capital

segunda-feira, 15 de outubro de 2012 - 13:16 - Fotos: 

Cerca de 90 servidores públicos que atuam como condutores de veículos nas unidades ligadas à Secretaria de Estado de Saúde, na 1ª Macro Regional de Saúde, compreendendo os municípios de João Pessoa, Santa Rita, Itabaiana, Guarabira, Lagoa de Dentro, Itapororoca, Belém, Solânea e Serraria, participaram na manhã desta segunda-feira (15) do 1º Seminário de Direção Defensiva da Paraíba.

O evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, acontece em duas etapas, até o dia 22 deste mês, no auditório na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Ao final do seminário cujo tema é “Trânsito Seguro é Direito de Todos”, os 160 condutores de veículos oficiais da Saúde terão passado por reciclagem no que se refere à direção defensiva.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo secretário Waldson Dias de Souza, além de representantes do Corpo de Bombeiros,  Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal, Comitê de Mortalidade  do Trânsito da SES e o Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest).

O secretário apontou mudanças significativas nos indicadores de violência no trânsito, relacionando-as às parcerias entre os órgãos de trânsito e especialmente, a intensificação de ações de formação e conscientização continuadas. “Apesar da redução nos números de acidentes, ainda temos dados alarmantes, principalmente na Região de Campina Grande, onde temos o Hospital de Trauma que é especializado no atendimento de politraumatizados. Atualmente, cerca de 900 cirurgias são realizadas na unidade, sendo que 60% delas são necessárias em decorrência de acidentes de trânsito. Isso não se muda do dia para a noite. Trata-se de uma mudança cultural e de comportamento nas estradas, numa parceria entre poder público e a população”, disse Waldson.

O secretário também apontou o cuidado com os profissionais que atuam no trânsito como sendo essencial para o serviço prestado pelo Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest). “Esta iniciativa que iniciamos hoje, prioriza um profissional que está o tempo todo pressionado pelo cumprimento de agendas, nas diversas regiões do estado, tensionado pelo stress do trânsito. Por isso, precisamos de um olhar mais cuidadoso e da realização de um trabalho de educação continuada, preparando e conscientizando os servidores, a fim de evitar acidentes e qualificá-los para uma boa condução”, afirmou.

O motorista Francisco Barbosa Freire, com 35 anos de serviços prestados à administração pública elogiou o seminário de capacitação: “Rodo a Paraíba inteira, além dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, por conta dos compromissos dos gestores. Graças a Deus, em 35 anos de serviço, nunca tive um acidente, mas mesmo assim faço questão de participar de eventos como este, porque nos deixam mais instruídos e mais alertas”.

Durante o seminário, os condutores recebem noções sobre direção defensiva, legislação de veículos de emergência (Código de Trânsito), atendimento pré-hospitalar (APH) para transporte de emergência e saúde do trabalhador, dentre outros temas.

De acordo com o chefe do Núcleo de Transportes da Secretaria de Estado da Saúde, (SES), Wilker Camboim, os certificados para os participantes serão entregues na próxima semana no próprio ambiente de trabalho. “O Governo do Estado está atento à qualificação dos seus servidores para que eles possam desempenhar suas funções com segurança, qualidade e responsabilidade”, finalizou Camboim.