Fale Conosco

21 de outubro de 2011

SES adere ao ProgeSUS e oferece cursos de especialização em gestão do trabalho e educação da saúde



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai oferecer cursos de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação da Saúde do SUS para profissionais que atuam na gestão de recursos humanos da SES e das Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba. Isto será possível porque a Paraíba aderiu ao Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS), do Governo Federal.

Para poder oferecer os cursos, a SES deverá apresentar um projeto de especialização em Gestão do Trabalho e Educação da Saúde do SUS, segundo o Edital nº 13 de 19 de outubro de 2011 da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (MS), publicado nessa quinta-feira (20), no Diário Oficial da União. De acordo com a diretora do Centro Formador de Recursos Humanos do Estado (Cefor-PB), Márcia Rique, a coordenação do projeto será de responsabilidade do Centro em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), que será a certificadora dos cursos.

A definição sobre quais municípios participarão dos cursos será apresentada na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Capacitação – A Paraíba era o único estado brasileiro que ainda não havia aderido ao programa. Segundo o assessor de gabinete da SES, Murilo Wanzeler, articulador do projeto e da adesão do Estado ao programa do MS, no próximo dia 27, haverá uma reunião com a coordenadora nacional dos Cursos de Especialização do ProgeSUS, Neuza Moysés. “É importante que os profissionais da saúde estejam capacitados, para que o atendimento ao público usuário dos serviços do SUS esteja sempre melhorando”, destacou Murilo.

Participarão da reunião o Cefor-PB e a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), para finalização do projeto e encaminhamento dos prazos de lançamento do edital e datas de realização dos cursos de especialização.