João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores recebem treinamento para operacionalizar sistema logístico de imunobiológicos

terça-feira, 18 de março de 2014 - 17:57 - Fotos: 

Durante todo o dia desta terça-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização do Estado, promoveu uma reunião sobre a implantação do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) via Web. O encontro aconteceu no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) e foi destinado à servidores das dozes gerências regionais de saúde do Estado, que trabalharão em parceria com a secretaria.

O SIES foi inserido pelo Governo Federal em 2002, mas, até então, estava sendo utilizado de forma parcial na Paraíba. Para a coordenadora do Núcleo de Imunização do Estado, Isiane Queiroga, o objetivo do treinamento é enfatizar a importância da inclusão do sistema no Estado. “O controle do estoque imunobiológico era feito em Excel, praticamente de maneira manual. O SIES é muito mais seguro e, através dele, teremos o controle real do estoque de vacinas”, relatou. “Qualquer problema com relação aos lotes de vacinas com atraso, por exemplo, teremos maior domínio”, frisou.

Os servidores serão divididos em duas turmas – teórica e prática – de forma que, de maneira didática, todos conhecerão e tirarão dúvidas sobre o sistema. “Na 1ª Gerência (João Pessoa), nós já trabalhávamos com o Sistema de Estoque e Distribuição de Insumos (EDI), mas o alcance era apenas local. Com o SIES, a organização será maior e teremos, junto com todo o Estado e o Ministério da Saúde, controle na distribuição e recebimento das vacinas, evitando perda e desperdício”, disse a Coordenadora de Imunização da 1ª Gerência Regional de Saúde do Estado, Milena Vitorino de Souza.

Saiba mais - O Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) é um sistema logístico de imunobiológicos de fácil acesso, auto explicativo e atende aos níveis central, estadual e municipal.Por ser online, ele possibilita, entre outras vantagens, o controle eficiente do estoque, segurança de informação, rapidez na busca, além de agilidade do fluxo de otimização dos processos.