Fale Conosco

24 de abril de 2013

Servidores participam de treinamento para utilização do novo sistema de obras do Estado



24.04.13 treinamento seplag no espep fotos joao francisco 31 270x202 - Servidores participam de treinamento para utilização do novo sistema de obras do EstadoA Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Gerência Executiva do Sistema de Obras, está realizando treinamento do novo Sistema Integrado de Gestão de Obras – Sigo para cerca de 40 servidores de diversas secretarias responsáveis pela execução e cadastramento de obras do Estado. O curso acontece na sede da Escola da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

O novo sistema será responsável por todo o cadastramento e medições de obras realizadas no Estado que, após o treinamento, deverá ser liberado para utilização pelos funcionários capacitados. Para o gerente executivo do Sistema de Obras da Seplag, Fernando Antônio Bezerra, os funcionários poderão fazer acompanhamento de cada obra a partir dos dados inseridos. “O sistema já existia, mas passou um tempo sem manutenção. Por isso, a Seplag contratou uma empresa que analisou o sistema e achou mais prático criar um novo atendendo os critérios e especificações identificadas através de várias reuniões que a secretaria promoveu junto com outros órgãos que também realizam obras”, explicou.

24.04.13 treinamento seplag no espep fotos joao francisco 8 270x202 - Servidores participam de treinamento para utilização do novo sistema de obras do EstadoO gerente destacou ainda que existe um Decreto Orçamentário Estadual que obriga toda obra, acima do valor permitido por lei, a ser cadastrada no sistema. “O processo é de muita responsabilidade, pois o pagamento dessas obras só será realizado se elas estiverem cadastradas corretamente no sistema. Por isso, o indicado é que cada secretaria tenha funcionários capacitados para usarem o sistema como a Suplan, Cagepa, Infraestrutura e, também, aquelas secretarias que façam obras pequenas”, informou o gerente de obras, Fernando Bezerra.

Para o professor Bruno Ribeiro, técnico da empresa Light Infocon, desenvolvedora do novo sistema, os servidores não encontrarão dificuldades para acessar o novo Sigo. “O conteúdo programático é fácil de entender e alimentar, pois faço uma vista geral do sistema, passo por todas as telas e módulos, depois realizo um cadastro simulado de uma obra com todos os procedimentos de colocação de documentos e imagens. Por último, passo um usuário e senha para que os servidores realizem um treinamento em casa antes da validação do sistema”, orientou o professor.

Após o período de validação do sistema, os servidores poderão emitir opinião sobre o que precisa ser mudado ou melhorado, além de indicar as especificidades de cada obra que não tenha recebido tratamento adequado para que possam ser realizados novos ajustes e se adequem à realidade das obras no Estado.

Além das duas turmas treinadas nos períodos da manhã e tarde desta quarta-feira (24), uma nova turma receberá o treinamento nesta quinta-feira (25). Havendo interesse em treinamento de novos servidores, o gestor responsável pela secretaria que excuta obras deverá procurar a da Gerência Executiva do Sistema de Obras da Seplag.