João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores participam de treinamento para utilização do novo sistema de obras do Estado

quarta-feira, 24 de abril de 2013 - 18:30 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

A Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Gerência Executiva do Sistema de Obras, está realizando treinamento do novo Sistema Integrado de Gestão de Obras – Sigo para cerca de 40 servidores de diversas secretarias responsáveis pela execução e cadastramento de obras do Estado. O curso acontece na sede da Escola da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

O novo sistema será responsável por todo o cadastramento e medições de obras realizadas no Estado que, após o treinamento, deverá ser liberado para utilização pelos funcionários capacitados. Para o gerente executivo do Sistema de Obras da Seplag, Fernando Antônio Bezerra, os funcionários poderão fazer acompanhamento de cada obra a partir dos dados inseridos. “O sistema já existia, mas passou um tempo sem manutenção. Por isso, a Seplag contratou uma empresa que analisou o sistema e achou mais prático criar um novo atendendo os critérios e especificações identificadas através de várias reuniões que a secretaria promoveu junto com outros órgãos que também realizam obras”, explicou.

O gerente destacou ainda que existe um Decreto Orçamentário Estadual que obriga toda obra, acima do valor permitido por lei, a ser cadastrada no sistema. “O processo é de muita responsabilidade, pois o pagamento dessas obras só será realizado se elas estiverem cadastradas corretamente no sistema. Por isso, o indicado é que cada secretaria tenha funcionários capacitados para usarem o sistema como a Suplan, Cagepa, Infraestrutura e, também, aquelas secretarias que façam obras pequenas”, informou o gerente de obras, Fernando Bezerra.

Para o professor Bruno Ribeiro, técnico da empresa Light Infocon, desenvolvedora do novo sistema, os servidores não encontrarão dificuldades para acessar o novo Sigo. “O conteúdo programático é fácil de entender e alimentar, pois faço uma vista geral do sistema, passo por todas as telas e módulos, depois realizo um cadastro simulado de uma obra com todos os procedimentos de colocação de documentos e imagens. Por último, passo um usuário e senha para que os servidores realizem um treinamento em casa antes da validação do sistema”, orientou o professor.

Após o período de validação do sistema, os servidores poderão emitir opinião sobre o que precisa ser mudado ou melhorado, além de indicar as especificidades de cada obra que não tenha recebido tratamento adequado para que possam ser realizados novos ajustes e se adequem à realidade das obras no Estado.

Além das duas turmas treinadas nos períodos da manhã e tarde desta quarta-feira (24), uma nova turma receberá o treinamento nesta quinta-feira (25). Havendo interesse em treinamento de novos servidores, o gestor responsável pela secretaria que excuta obras deverá procurar a da Gerência Executiva do Sistema de Obras da Seplag.