João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores participam de 2º Seminário de Preparação para Aposentadoria

sexta-feira, 24 de novembro de 2017 - 16:06 - Fotos:  Carol Andrade

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa, realizou, nesta sexta-feira (24) pela manhã,  o 2º Seminário de Preparação para Aposentadoria, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em João Pessoa. O objetivo foi contribuir para o entendimento do processo de aposentadoria no setor público do Estado, oferecendo oportunidades para reflexão sobre essa etapa, além de proporcionar oportunidades para atividades de lazer, recreação e vivências em grupo, visando melhorar a qualidade de vida.

O seminário faz parte do projeto ‘Cuidando do Cuidador’, desenvolvido pelo Núcleo de Gestão do Trabalho (NGT), vinculado à Subgerência de Recursos Humanos da SES, que se divide, basicamente, em duas frentes: uma trabalhando as relações interpessoais no ambiente de trabalho e a outra que busca contribuir com orientação e apoio daqueles servidores que estão próximos da aposentadoria.

Segundo a técnica do NGT, da SES, Vívian Arruda, além dos servidores da Saúde do Estado que estão perto de se aposentar, participaram pessoas de outras instituições. “Fiquei muito satisfeita de ver que o projeto da SES está chamando atenção de outros serviços estaduais”, disse.

O evento contou com a participação do procurador da PBPrev, Jovelino Delgado, que abordou os aspectos normativos da aposentadoria dos servidores públicos do estado. O departamento de contabilidade e finanças da UFPB levou um grupo do projeto de extensão de educação financeira para crianças e adultos, que apresentaram o trabalho e ainda apresentaram uma peça teatral chamada “Planejamento Financeiro Para a Vida”.

A gerente de capacitação do Empreender PB, Telma Virgínia, por sua vez, falou sobre empreendedorismo na aposentadoria. “A gente observou que, no início, o maior interesse era na parte jurídica da aposentadoria, propriamente dita. Mas, todos demonstraram interesse nos outros momentos do evento”, declarou Vívian.