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18 de julho de 2013

Servidores estaduais recebem capacitação em Ouvidoria Pública



Na tarde desta quinta-feira (18), foi realizado o “I Curso de Capacitação Técnica em Ouvidoria Pública”, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira. O evento, promovido pela Ouvidoria Geral do Estado, teve como objetivo primordial qualificar servidores e correspondentes das secretarias e órgãos da administração direta e indireta no que diz respeito aos trâmites teóricos e práticos nas rotinas de trabalho em ouvidorias públicas.

A abertura das atividades foi feita pela Ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito, que apresentou as definições e os trâmites dos trabalhos desenvolvidos nas ouvidorias e ressaltou a importância do papel do ouvidor em todas as esferas da administração. “A Ouvidoria não vai responder ao cidadão, ela vai buscar as respostas. É através dela que o cidadão vai reclamar, denunciar, elogiar ou sugerir demandas. Somos os responsáveis pela interlocução da voz do povo”, afirmou.

Na oportunidade foi entregue uma cartilha que propõe a criação de unidades setoriais de ouvidorias. Nela, os servidores poderão encontrar orientações para a implantação de unidades de ouvidorias públicas. De acordo com a ouvidora da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Pereira, o momento é oportuno e muito importante, especialmente devido a atual situação de reivindicações em todo o país. “É um avanço para o Estado e para toda a sociedade porque dá a oportunidade de a população estar mais perto de poder solucionar conflitos, como também expor insatisfações”, afirmou.

O ouvidor assistente, Nilton Santos, foi o responsável pela apresentação do organograma e fluxograma da OGE. “Nós abordamos os procedimentos técnicos, demonstrando como funciona o processo de recebimento, tratamento, encaminhamento e obtenção de respostas ao demandante”, enfatizou.

Participaram da capacitação, integrantes das secretarias estaduais do governo que possuem ouvidoria própria, como também servidores de órgãos que ainda não possuem, mas atuam como correspondentes, recebendo as demandas e as fazendo tramitar nos setores de origem para que possam voltar em tempo hábil ao demandante.

A Ouvidoria Geral do Estado está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1457, 7º andar, Bairro dos Estados. Denúncias, sugestões, elogios e reclamações podem ser direcionadas de forma presencial ou escrita e ainda por email: ouvidoriageral@casacivil.pb.gov.br ou pelo telefone 3214.7221.