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7 de julho de 2016

Servidores estaduais de João Pessoa, Campina Grande e Sousa podem se inscrever nos cursos de julho da Espep



Quinze diferentes cursos estão sendo oferecidos pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em três cidades: João Pessoa, Campina Grande e Sousa. Os interessados nos aperfeiçoamentos ainda poderão fazer inscrição pessoalmente ou via email, uma vez que as aulas terão início a partir do dia 18 de julho.

Em João Pessoa, os cursos serão ofertados a partir do dia 18/07. Às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã acontecem: Técnica de arquivamento e gerenciamento documental; Oratória: expressão verbal e corporal; Informática básica: Windows/Word. Às segundas, quartas e sextas-feiras à tarde, os cursos são: Suporte avançado em cardiologia (ACLS) nas unidades de saúde estaduais; Formação de instrutores; Inglês I; Informática básica: Windows/Word. Aos sábado, em ambos os turnos, são ofertados os treinamentos de Direção defensiva e evasiva – módulo II (motos); Introdução à auditoria; Introdução ao Excel; Gerenciamento de reuniões.

Em Campina Grande, os treinamentos acontecem aos sábados, nos dias 23 e 30/07, nos turnos matutino e vespertino, no Centro de Integração Acadêmica (Ciac) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Endereço: Rua Baraúnas, 351. Os temas são: Aspectos gerais sobre licitação; Relações interpessoais e mediação de conflitos; Introdução ao Excel; Oratória: expressão verbal e corporal.

Também em Sousa os cursos acontecem nos sábados 23 e 30 de julho, ambos os turnos, no Centro de Treinamento Governador Antonio Mariz, Rua Deputado José de Paiva Gadelha, 123, Bairro Gato Preto. Os treinamentos serão sobre Língua brasileira de sinais – Libras – módulo avançado; Organização e administração de eventos; Autismo na educação regular – aspectos pedagógicos.

Todos os aperfeiçoamentos têm carga horária de 20h e para se inscrever o servidor deve comparecer à sede da Espep em João Pessoa, na Rua Neuza de Sousa Sales, S/N – Mangabeira VII. Ou para inscrições eletrônicas (incluindo em Campina Grande e Sousa) email para nuset.espep@hotmail.com. Informações em (83) 3214-1984; 3214-1991.

Saiba mais sobre o conteúdo dos cursos:

Técnica de arquivamento e gerenciamento documental: Compreender a importância dos arquivos nas instituições públicas e privadas; conhecer as técnicas e os métodos de arquivamento; identificar os diferentes tipos de arquivos; saber aplicar os termos e conceitos arquivísticos adequadamente; reconhecer a legislação brasileira da Arquivologia como instrumento de garantias e direitos de acesso a informação pública.

Oratória: expressão verbal e corporal: A necessidade de se apresentar em público, expor suas idéias, vender seus produtos, esclarecer seus pontos de vista, enfim, passar seus pensamentos para outras pessoas, por meio de palavras, gestos e expressões corporais, ou seja, o domínio da oratória continua sendo fundamental para qualquer pessoa que queira sucesso tanto na vida profissional como pessoal. Obviamente que, para cada situação, uma técnica deve ser desenvolvida, sendo importante que o comunicador entenda muito bem o ambiente, os objetivos, as suas habilidades pessoais e as características dos ouvintes. Muitas vezes confundimos oratória com a ideia de fazer discursos em público, mas de fato, essa disciplina abrange também a comunicação entre duas pessoas ou em pequenos grupos.

Informática Básica: Windows/Word: Conhecendo o computador: introdução ao uso do Windows (e da Área de Trabalho) e do Word (barras de ferramentas). Como utilizar corretamente o computador no trabalho e no cotidiano: possibilidades para o desenvolvimento educativo.

Suporte avançado em cardiologia (ACLS) nas unidades de saúde estaduais: Conceitos Gerais. Sistemas de Atendimento. Atendimento aos males clínicos. Parada Cardiorespiratória. Principais drogas no atendimento de emergência. Desfibrilação e Cardioversão.

Formação de instrutores: O instrutor como mediador do processo de aprendizagem. As barreiras na comunicação do instrutor. Técnicas para uma comunicação assertiva. Técnicas para influenciar positivamente os alunos. Como aumentar a confiança para lidar com as dificuldades de uma apresentação. Lidando com intervenções, situações difíceis e com alunos resistentes. Como escolher a melhor dinâmica para o seu treinamento. Como ministrar uma aula com didática para liderar a audiência e envolver os participantes. Planejamento, recursos instrucionais e estratégias de aprendizagem. Como montar um plano de aula completo e mais assertivo. Comunicação não-verbal e postura corporal. Avaliação contínua do processo de aprendizagem.

Inglês I: Introdução ao estudo das estruturas básicas da língua inglesa para o desenvolvimento das habilidades de compreensão, produção oral e escrita enfatizadas com a aquisição e ampliação de vocabulário e gramática para interpretação de textos contextualizados ao programa desenvolvido. A oralidade na língua alvo atenderá às necessidades dos educandos abordando tópicos com os aspectos socioculturais da língua inglesa.

Direção defensiva e evasiva – Módulo II (Motos): Neste curso será enfatizado estatísticas e causas de acidentes no trânsito como também procedimentos seguros no ato de dirigir, conhecendo a dinâmica veicular para melhor aproveitamento da máquina e apontando os maus hábitos ao volante, minimizando o desgaste físico humano, conceituando tipos de direção, para um maior e melhor desempenho prático na atividade policial.

Introdução à auditoria: Introduzir os conceitos, normatizações, competências, metodologias e a aplicações das atividades de auditoria interna nas entidades.

Introdução ao Excel: Introdução ao Excel, Criar e Salvar Planilhas, Menus, Criando planilhas simples: Inserindo dados, Formatação dos dados e células, Inserindo e Excluindo colunas e linhas. Operações Básicas, Gráficos, Tabelas, Fórmulas: Fórmulas com porcentagem. Referência absoluta e relativa, Funções simples, Funções condicionais.

Gerenciamento de reuniões: Metodologia para facilitação de reuniões. Preparação e organização; diferenciação entre grupos e equipes. Ética. O fator humano. Coordenação de grupos e equipes. Participação e flexibilidade, conflitos, consensos, negociação e mediação. Atribuições dos membros, tarefas e responsabilidades. Ambientalização. Diferentes personalidades e objetivos comuns. Administração do tempo. Balcão de ideias. Sinalização e visualização; utilização do espaço físico, pautas, eficiência.

Aspectos gerais sobre licitação: O que é Licitação? Quais são os Princípios Gerais da Licitação? Quais as Modalidades de Licitação? A Licitação e sua Previsão Legal; Escolha do Tipo de Licitação; O Edital, a Habilitação dos licitantes, Julgamento das propostas e homologação/adjudicação ao vencedor; Sobre a Comissão de Licitação; Prazos Legais; Dispensa; Inexigibilidade; Exercícios Práticos.

Relações interpessoais e mediação de conflitos: Estudo das relações interpessoais, numa perspectiva psicossocial. Percepção. Grupos, papéis e relações interpessoais. Processos de grupo: cooperação, competição, coesão e conformismo. A comunicação humana e os grupos. Grupos, organizações e instituições: relações humanas. As principais abordagens teóricas ao estudo das relações humanas. Processos básicos: Percepção. Motivação, Liderança. Grupos, papéis e relações interpessoais, A interação social. Processos de grupo e relações humanas: Cooperação, Competição, Coesão e Conformismo. Linguagem e comunicação: Tipos de comunicação. Variáveis que afetam a comunicação. Grupos, organizações e instituições. Estrutura social: status e papéis, Relações de poder, Conflito, Mudança.

Língua brasileira de sinais – Libras – módulo avançado: Compreender aspectos e regras gramaticais da Libras; Contextualizar frases, diálogos e informações locais em Libras; Compreender as curiosidades a respeito sobre cultura surda; Vivenciar situações do cotidiano, no espaço de trabalho, com participação de uma pessoa surda convidada; Utilizar a Libras na comunicação com público surdo, oportunizando o acesso a informações e serviços prestados no local de trabalho.

Organização e administração de eventos: Conceituação de eventos. Técnicas e métodos na organização de eventos. Planejamento, organização e execução de eventos. Patrocínio, apoio e comercialização de eventos. Estratégias de divulgação e Marketing de eventos. Cerimonial, protocolo e recepção. Noções de Etiqueta.

Autismo na educação regular – aspectos pedagógicos: Estudo sobre o autismo. Processo de aprendizagem dos Indivíduos autistas. Reflexão da prática dos profissionais de educação e Sua atuação e relevância nas escolas a partir de uma práxis crítica e dialógica. Dificuldades e necessidades encontradas no processo de ensino aprendizagem dos portadores de autismo. A importância da família durante todos os processos de ensino aprendizagem em indivíduos diagnosticados como autistas.