João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores e usuários do Juliano Moreira terão aula de yoga semanalmente

sexta-feira, 16 de setembro de 2016 - 16:49 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom Pb

Cerca de 50 pessoas, entre servidores e pacientes do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, participaram, na manhã desta sexta-feira (16), da solenidade de assinatura do termo de parceria entre a unidade de saúde e a Associação de Yoga da Paraíba. A ideia faz parte do constante processo de humanização do Complexo, encabeçado pela secretária estadual de Saúde, Roberta Abath. Na oportunidade, os presentes fizeram uma aula experimental com as professoras de yoga Luciana Costa e Socorro Barbosa.

A parceria tem como objetivo oferecer a prática milenar aos usuários e funcionários, dentro das ações do Projeto Beija-Flor, que atende aos objetivos da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial. “Esta é mais uma ação do Juliano no sentido de avançar, cada vez mais, na reforma psiquiátrica, auxiliando na recuperação e estabilização dos pacientes e também na harmonização dos funcionários”, disse o diretor geral do Juliano Moreira, Walter Franco.

Durante o encontro, Walter comentou que a yoga é uma prática que existe há mais de cinco mil anos e auxilia o sistema emocional e equilíbrio dos pensamentos. “Certamente veremos avanços no tratamento dos pacientes e também na rotina dos funcionários. A yoga vem para abrir a mente de todos os envolvidos no processo de mudança do perfil do Complexo Juliano Moreira, salientando nosso compromisso com o cuidado humanizado e carinhoso – que vale mais do que qualquer comprimido”, afirmou.

Para o presidente da Associação de Yoga da Paraíba, Abraão Carvalho, será uma satisfação trabalhar no Complexo Juliano Moreira e quebrar alguns paradigmas. “Ainda existe a falsa ideia de que a yoga é uma prática monótona e sem graça, isso é um mito. Nas aulas, trabalharemos a consciência corporal, através de dinâmicas individuais ou em grupos e, a partir disso, estimularemos o foco, concentração, equilíbrio emocional, criando novos horizontes e olhares”, explicou.

Aula – Nesta sexta-feira (16), além da assinatura do termo, pacientes do grupo Inocêncio Poggi (internação e tratamento de dependentes químicos) e servidores ainda participaram de uma aula experimental com as professoras de yoga Luciana Costa e Socorro Barbosa. No momento, a dinâmica estimulou a interação do grupo por meio de músicas, abraços, olhos nos olhos e a propagação de energias positivas.

As aulas de yoga no Complexo Juliano Moreira acontecerão semanalmente, às sextas-feiras, pela manhã. Serão divididos dois grupos – um de funcionários e outro de usuários em tratamento aptos a desenvolverem as atividades.

Projeto Beija-Flor – As atividades do Projeto Beija-Flor são realizadas em uma praça de 800 m², com muitas árvores. O local é todo decorado com material reciclado de cores vivas; tem música ambiente e também oferece atividades esportivas. Ainda há os espaços artísticos, onde acontecem as oficinas de pintura e desenho.

Yoga – O yoga surgiu na Índia e tem como base os princípios das disciplinas físicas e mentais indianas. As práticas, portanto, foram bastante influenciadas pelas filosofias do budismo e do hinduísmo. Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”, yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de cinco mil anos.

A prática consiste em harmonizar o corpo, a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. Funciona para todos: pessoas que trabalham em escritório, praticantes de esportes, pessoas procurando perder peso, com uma rotina intensa ou tranquila que podem ter mais qualidade de vida com a prática.

O principal objetivo do yoga é transferir para o dia a dia os ensinamentos e o autoconhecimento adquirido dentro da sala de prática. Naturalmente, o estilo de vida e o comportamento diante dos acontecimentos passarão por algum tipo de transformação, já que o praticante passa a ter uma relação melhor consigo mesmo.