João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores do Lacen-PB participam de oficina sobre saúde do trabalhador

quinta-feira, 22 de maio de 2014 - 18:46 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

Quem faz saúde também precisa ter saúde. Foi com este foco que o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) promoveu, durante todo o dia desta quinta-feira (22), a oficina sobre “Saúde do Trabalhador na Perspectiva do Serviço Público” para os funcionários do Laboratório. O evento foi realizado no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), na capital, e teve a finalidade de falar da importância dos cuidados necessários nos procedimentos laboratoriais.

Queremos que o nosso trabalhador adoeça cada vez menos por causa das atividades desempenhadas no trabalho”, disse a coordenadora geral do Núcleo de Controle da Qualidade (NUCQL), do Lacen-PB, Lúcia Cristina de Aguiar.

O encontro foi organizado pelo Núcleo em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-PB). “A intenção é salientar aos servidores a importância dos cuidados com a saúde e, assim, evitar o adoecimento em virtude do ambiente de trabalho. Para os digitadores, por exemplo, preparamos uma palestra sobre ginástica laboral, com instruções de exercícios importantes para as mãos”, disse Lúcia.

Durante o evento, foi divulgada a importância de se ter a consciência de que é preciso fazer exames periódicos. “É necessário monitorar o não adoecimento precoce, com a realização de constantes exames, antes da doença. Podemos afastar o servidor do setor para iniciar o tratamento, o quanto antes”, alertou Lúcia.

Nanci Diniz Lima, que é química do Lacen-PB, salientou a importância de ações como esta. “Nós estamos em constante contato com produtos químicos perigosos. Um evento como este mostra os cuidados que devemos ter para evitar doenças. Além disso, tivemos a demonstração do uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletivos – que muitos profissionais, no dia a dia, acham desnecessário. Esta conscientização é muito importante”, afirmou.