Fale Conosco

19 de abril de 2016

Servidores do Hospital Arlinda Marques participam de palestras sobre saúde do trabalhador



ses hosp arlinda marques curso sobre saude do profissional 1 270x191 - Servidores do Hospital Arlinda Marques participam de palestras sobre saúde do trabalhadorServidores do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, participaram na manhã desta terça-feira (19) de uma série de palestras sobre saúde do trabalhador. O evento, realizado em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB),  foi alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Adoecimento no Trabalho, lembrado em 28 de abril.

Os temas discutidos foram: “Saúde do Trabalhador: direito do cidadão” proferida pelo advogado Diego Gonçalves;  “Acidente de Trabalho por exposição a material biológico”, que foi ministrada  pelo coordenador do Cerest Regional,  Kleber José, e por último a coordenadora estadual  do Cerest-PB, Celeida Barros, falou sobre “Trabalho Infantil”, encerrando a programação com o um Coffee Break.

“É muito importante um evento como esse, pois deixa a gente muito mais informada sobre o assunto, como também dos nossos direitos e deveres”, disse a coordenadora de Recursos Humanos do Arlinda Marques, Sandra Barbosa.  A coordenadora de eventos do hospital, Rosilda Varela, também participou das palestras e destacou a importância dos assuntos abordados para a saúde do trabalhador. “Enquanto servidores, é sempre bom para nós ficarmos informados sobre os nossos direitos e deveres no que diz respeito à nossa saúde”, afirmou.

ses hosp arlinda marques curso sobre saude do profissional 3 270x191 - Servidores do Hospital Arlinda Marques participam de palestras sobre saúde do trabalhadorA enfermeira Sibely Coelho Urbano Pereira, coordenadora do Núcleo de Saúde do Trabalhador do Arlinda Marques, destacou  que as palestras  foram educativas com temas voltados à promoção da saúde do trabalhador e prevenção de acidentes de trabalho. Ela afirmou que o movimento Abril Verde tem como objetivo colocar em pauta a temática de saúde e segurança do trabalhador,  com o intuito de reduzir os altos índices de acidentes, doenças e mortes relacionadas ao trabalho.

ses hosp arlinda marques curso sobre saude do profissional 4 270x191 - Servidores do Hospital Arlinda Marques participam de palestras sobre saúde do trabalhadorPara um dos palestrantes, o advogado Diego Gonçalves, é de suma importância que os trabalhadores tenham essa acolhida por parte da instituição. “O trabalho que vem sendo desempenhado pelo  Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT)  merece destaque e parabenização. Hoje tratamos sobre saúde do trabalhador como direito do cidadão, como também dos seus direitos e deveres. Essa postura esclarece dúvidas e orienta para possíveis situações delicadas que possam acontecer, além de ser um momento que foge da rotina de trabalho. Fico honrado em ter recebido o convite para participar do evento”, disse Diego Gonçalves, ao explicar que a palestra abordou assuntos como: direito à saúde, o uso de EPI, direito de trabalho relacionado às mulheres, alguns crimes cometidos sobre o trabalhador, assédio moral e sexual entre outros. 

Outras informações – Dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB) apontam que na Paraíba cerca de 5 mil  trabalhadores se acidentam por ano e o Estado ocupa a 22ª posição no Brasil em óbitos relacionados ao trabalho. Ainda segundo o Cerest-PB,  entre 2010 e 2013, 810 trabalhadores paraibanos ficaram permanentemente incapacitados e  87 foram a óbito.

Na Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria  da Saúde,  abriu  no último dia 4 a programação do Abril Verde. O evento, que acontecerá ao longo do mês, é alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Adoecimento no Trabalho, lembrado em 28 de abril.