Fale Conosco

4 de outubro de 2012

Servidores da SES são treinados para operacionalizar sistema online sobre estoque de vacinas



Na próxima terça-feira (9) e quarta-feira (10), dois técnicos do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), vinculado ao Ministério da Saúde, realizam uma capacitação em João Pessoa.  O treinamento é destinado aos servidores das doze gerências regionais de saúde sobre a operacionalização do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) via Web.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Missânia Moreira, esse sistema viabilizará a entrada e saída de toda vacina recebida pelo estado. “Esse sistema, que é online, vai facilitar bastante a entrega das vacinas para os municípios. A partir do momento que a gente começar a trabalhar com esse sistema, o Ministério da Saúde vai saber, por exemplo, quantas vacinas foram disponibilizadas para a terceira gerência, e eles vão trabalhar em cima disso, de quantas doses foram aplicadas, quantas foram distribuídas e qual o estoque que este município vai ficar. Assim, teremos um maior controle sobre as vacinas.”, disse Missânia.

A capacitação será realizada nas dependências do DATASUS e a SES está disponibilizando duas vagas e hospedagem para cada uma das doze gerências regionais de saúde. Segundo Missânia, um dos principais objetivos do Ministério da Saúde com esse sistema é diminuir o desperdício de vacinas.

“O MS está querendo minimizar a perda de vacinas, e com esse sistema praticamente não haverá desperdício, principalmente com relação às vacinas unidose”, disse. Ainda segundo Missânia, esse controle irá beneficiar toda a população, pois sem o desperdício de vacinas, toda a população poderá ter acesso à imunização, evitando doenças que podem inclusive levar à óbito.