João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores da Secretaria de Estado da Educação participam de ginástica laboral

quinta-feira, 19 de setembro de 2013 - 11:22 - Fotos: 

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação (SEE) começaram esta semana a participar da ginástica laboral. As sessões acontecem nos seis andares da SEE, no Centro Administrativo, em João Pessoa, às segundas e quartas-feiras pela manhã e às quartas e sextas-feiras à tarde, reunindo servidores de todos os setores.

Este projeto faz parte do convênio firmado com o Unipê visando melhorar o desempenho dos funcionários nas suas atividades laborais, e prevenindo doenças como a lesão por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho (DORT)”, explicou o gerente operacional de Desporto Escolar (Gode/SEE), José Geraldo Castro. Na quarta-feira (18) a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, integrou-se à ginástica laboral.

Dez alunos que cursam entre o 4º e o 8º períodos do curso de Educação Física ministram a ginástica que acontece nos corredores da SEE. A técnica administrativa Mariana Abrantes explica que essa forma de prevenção é essencial: “É melhor que remediar, então, nós que ficamos praticamente o dia todo sentados precisamos desse momento para evitar problemas futuros”, explica a funcionária.

José Gerando Castro explica que o objetivo da ginástica laboral é melhorar a produtividade do sistema de trabalho, além de humanizar o ambiente. “A prática bem orientada da ginástica laboral pode reduzir as dores, fadigas, monotonia, estresse, acidentes e doenças ocupacionais”, destacou o gerente.

Questionários – Além das atividades da ginástica laboral, os alunos do curso de Educação Física estão aplicando junto aos funcionários um questionário cujo objetivo é descobrir quais as áreas onde os funcionários sentem mais dor, e assim direcionar os tipos de exercícios desenvolvidos. “Por meio dos questionários os alunos também desenvolverão uma pesquisa avaliando os benefícios da ginástica ao longo do tempo”, explicou o gerente de Desporto Escolar da SEE.

Convênio – O Governo do Estado e o Unipê firmaram parceria no sentido de atender aos servidores da sede da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e aos alunos de escolas estaduais da Capital. A ação teve início no Lyceu Paraibano com atendimento de primeiros socorros, que consiste na aferição da pressão arterial, verificação do nível de glicose, índice de massa corpórea, entre outras checagens.

Outra ação fruto da parceria são as “Escolinhas de Esportes”, nas modalidades atletismo, handebol, basquetebol, futsal, futebol de campo, judô e voleibol, tanto masculino como feminino. De acordo com o gerente José Geraldo, o objetivo do projeto é a formação de novos atletas. “Para a efetivação desse trabalho distribuímos o kit esportivo nas 806 escolas, assim como as instalações do Unipê e os profissionais da instituição de ensino”, ressaltou.

A Secretaria da Educação disponibilizou quatro ônibus escolares para transportar os alunos, inicialmente de escolas localizadas nos bairros do Cristo Redentor, Rangel, José Américo, Bancários e Mangabeira, durante toda a semana, de acordo com a inscrição e escolha da modalidade feita pelo aluno.