João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre Redes de Atenção à Saúde

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 - 10:41 - Fotos:  Secom-PB/ Ricardo Puppe

Começa, nesta segunda-feira (16), o Curso de Aperfeiçoamento  em Regionalização em Redes de Atenção à Saúde, para mais de 150 servidores das 12 Gerências Regionais de Saúde da Paraíba. Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde reuniu os tutores do Curso, no auditório do Cefor-PB, para discutir detalhes. A secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira, destacou os desafios da regionalização da saúde para o ano de 2017.

“Serão muitos desafios neste ano, mas, um dos maiores será continuar garantindo a oferta dos serviços de saúde, qualificando esta oferta e o curso é uma ferramenta importante neste processo”, disse.

O curso terá três módulos. O primeiro será “Regionalização da Saúde”; o segundo, “Redes de Atenção à Saúde” e o terceiro, “Educação Permanente em Saúde e Educação Popular”.

Com duração de 140 horas, o curso será semipresencial, com previsão de término para o fim do mês de maio.

“O principal objetivo do curso é proporcionar ferramentas para que estes servidores ofereçam apoio a gestão com informações; produção de conhecimento, assegurando ao usuário do SUS o direito à saúde”, declarou o cooordenador estadual do curso do curso e apoio institucional, Volmir Brutscher.

Davi Nunes da Paz, é apoiador institucional da Gerência Regional de Saúde de Patos e um dos tutores do curso. “Estes alunos aprenderão o que nós vivenciamos na prática desde 2011 quando começou este processo de apoio institucional. A lição principal que fica é atender o paciente com resolutividade”, adiantou.