Fale Conosco

27 de setembro de 2016

Servidores da Polícia Civil participam de evento de prevenção e controle do estresse na Paraíba



Visando o bem estar dos servidores da Polícia Civil da Paraíba, e buscando a prevenção do estresse, preparo e controle emocional, foi realizado no mês do setembro amarelo e no dia mundial do coração, nesta terça-feira (27), duas palestras, sendo uma na Central de Polícia de João Pessoa e a outra na Central de Policia em Campina Grande. As palestras foram realizadas pela Academia de Ensino de Polícia em parceria com o Núcleo de Saúde da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), e o Ministério de Justiça, por meio da Senasp, e tiveram como temas ‘Você e o stress, quem está no controle? e Prevenção e Controle do estresse e preparo emocional para atuação’.

Durante o evento em Campina Grande, a psicóloga Rivalina Fernandes disponibilizou ferramentas cientificamente testadas para auxiliar o desenvolvimento de uma vida com equilíbrio. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o bom e o mau estresse e técnicas da psicologia. A palestrante ressaltou que pessoas estressadas produzem menos e estão mais sujeitas a distrações e acidentes, por isso é necessário saber o que está causando o problema, e que grandes partes das fontes de stress não se originam no trabalho, mas em outras atividades de nossas vidas.

“Se os seus métodos de lidar com o estresse não estão contribuindo para melhorar a sua saúde física e emocional, é hora de conhecer formas mais saudáveis. Há muitas maneiras saudáveis de prevenir, gerir e lidar com o estresse, mas todas elas requerem mudanças, cabe a cada um mudar a situação ou mudar a sua reação” esclareceu Rivalina

Em João Pessoa, a palestra foi proferida pelo psicólogo Salatiel Diniz, que falou sobre a prevenção e controle do estresse e preparo emocional. Durante evento ele alertou para os cuidados que se deve ter com o mundo moderno, por se tratar das grandes invenções e descobertas tecnológicas. O profissional lembrou ainda que estudiosos afirmam que estamos vivendo num continente digital, num mundo virtual que facilita a comunicação entre os povos, quebrando, dessa forma, as fronteiras entre as nações, mas que, por outro lado, no campo existencial tem afastado as pessoas. “O resultado de tudo isso são as chamadas doenças psicossomáticas, dentre elas: o estresse que precisamos saber lidar com esse problema”, explicou Salatiel Diniz.

 

A palestra contou com a participação de policiais civis e autoridades, que garantem terem saídos fortalecidos com os ensinamentos e dicas para uma qualidade de vida melhor.A abertura do evento em João Pessoa ficou a cargo da Delegada Seccional da Zona Norte Dra. Emília Ferraz de Oliveira Mello e em Campina Grande pela Delegada de Polícia Civil Elizabeth Regina Beckman de Souza.