João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores da Empasa recebem treinamento para formação de brigada de combate a incêndio

quarta-feira, 25 de março de 2015 - 10:23 - Fotos: 

Trinta e cinco servidores da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), entre mulheres e homens, tiveram um dia diferente nessa terça-feira (24), quando participaram de um treinamento para a formação de uma brigada de combate a incêndio, nível básico. A iniciativa partiu da diretoria da estatal – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca –, por determinação do Ministério Público e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

O dia, dividido em um treinamento de dois módulos (teórico pela manhã e prático à tarde), envolveu atuação na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio e prestação de primeiros socorros dentro da empresa. Os instrutores, capitães Diego de Souza Martins e José Antonio Ferreira da Rocha, abordaram temas como métodos preventivos, causas de incêndio, estado físico da matéria, condições propícias para a combustão, definição do fogo, formas de transmissão do calor, métodos de extinção do fogo, entre outros.

Os brigadistas se envolveram com as informações das noções apresentadas e prometeram levar a sério os ensinamentos, inclusive, em suas residências e condomínios, a exemplo da servidora Rosicleide Nascimento, que não sabia do perigo em ter uma capa no botijão de gás. “Sinceramente, eu não sabia que em caso de um princípio de incêndio no botijão, a capa seria um grande condutor para as chamas. A primeira coisa que farei quando chegar em casa será a retirada da capa para a segurança da minha família”, disse Rosicleide.

A diretoria da Empasa dispõe de um projeto para mais duas etapas: a redistribuição dos extintores e relocação de hidrantes mais modernos com as devidas mangueiras. Como, também, treinamento para os comerciantes.