João Pessoa
Feed de Notícias

Servidores da Educação apóiam ações do Outubro Rosa

terça-feira, 6 de outubro de 2015 - 17:15 - Fotos: 

Os servidores da Secretaria Estadual de Educação (SEE) estão apoiando as ações voltadas ao “Outubro Rosa”, que alerta a população sobre o tratamento e a prevenção do câncer de mama. A iniciativa também está sendo desenvolvida nas escolas da rede estadual, cada uma com sua programação durante todo o mês, junto à comunidade escolar, alertando sobre a importância da prevenção, não só nesse período, mas durante todo o ano.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tipo mais comum da doença, entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, é o câncer de mama, que responde por cerca de 25% dos casos novos, a cada ano.

Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.