João Pessoa
Feed de Notícias

Servidoras da Sudema recebem visita de mastologistas no Outubro Rosa

sexta-feira, 18 de outubro de 2013 - 15:37 - Fotos: 

As funcionárias da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) tiveram a oportunidade de participar de uma programação desenvolvida especialmente para elas nesta sexta-feira (18). As mulheres puderam deixar suas salas e escritórios para conversar com médicas mastologistas que foram até a sede do órgão. As servidoras também aproveitaram a oportunidade para conversar sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

A partir das primeiras horas da manhã, as mulheres que fazem parte do quadro da Sudema foram convidadas a se consultar com as mastologistas e tirar suas dúvidas sobre exames e tratamentos, além de realizar exames clínicos e receber orientações das profissionais do Hospital Clementino Fraga, cedidas pela diretora Adriana Teixeira para estas atividades.

Após os atendimentos clínicos, as mulheres puderam conversar para se confraternizar e trocar experiências. A secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, esteve presente no local para dar seu testemunho sobre o câncer de mama. A pedagoga Laurise Farias, mãe da superintendente da Sudema, Laura Farias, também participou da conversa e ressaltou a importância da realização de exames preventivos regularmente. O bate-papo se estendeu para homens que queriam levar mais informações sobre o assunto para suas casas.

A programação faz parte do Outubro Rosa, mês que busca alertar a população sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O trabalho teve início no primeiro dia deste mês, quando a Sudema adotou o rosa em sua fachada para lembrar a importância da prevenção para quem passa pela sede do órgão. A nova iluminação deve permanecer colorindo a fachada até o final de outubro.

Serviços – Na Paraíba, existem cinco serviços cadastrados como credenciados para o atendimento às neoplasias: Centro de Alta Complexidade; Fundação Assistência da Paraíba, em Campina Grande; e o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa; e como referência para tratamento das leucemias o Hospital São Vicente de Paula, em João Pessoa, e o Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.