João Pessoa
Feed de Notícias

Servidor terá acesso a sistema para acelerar processo de aposentadoria

quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 09:36 - Fotos:  Cláudio Cesar/Secom-PB

Com o objetivo de facilitar o processo de aposentadoria dos servidores estaduais, a Paraíba Previdência (PBPrev) criou novo sistema para acelerar etapas e trazer mais  benefícios para os funcionários. A novidade, que já foi implantada em fase experimental, tem o objetivo de diminuir a burocracia e facilitar os procedimentos legais e apresentar melhores opções de encaminhamento para os trabalhadores.

O programa vai proporcionar resposta imediata ao servidor e a definição da situação funcional em um prazo máximo de 30 dias. No segundo encontro, o solicitante já vai poder saber informações sobre o futuro salário e o tempo de serviço.  Com as informações na mão, o servidor vai decidir se, de fato, deseja continuar com o processo de aposentadoria.

De acordo com o presidente da PBPrev, Hélio Fernandes,  a nova metodologia se diferencia da executada hoje pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).  “Nosso método é diferente do INSS, no qual o servidor liga para agendar uma data para só então começar o processo de aposentadoria. As pessoas podem vir, a qualquer tempo, protocolar o pedido. Escolhemos as melhores opções para esclarecer o servidor, mas, ao mesmo tempo, queremos deixá-lo confortável nessa busca. Aqui não existe fila”, disse o presidente.

O novo procedimento já está em funcionamento nas agências da PBPrev das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira e Cajazeiras. Os interessados podem procurar os locais de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2107-1110 ou 2107 1100 ou ainda pelo email: Ouvidoria@pbprev.pb.gov.br.