João Pessoa
Feed de Notícias

Serviços gratuitos marcam Dia de Luta Contra a Homofobia

quinta-feira, 17 de maio de 2012 - 12:54 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

Em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, a Defensoria Pública Estadual promove uma programação especial de atendimento, nesta quinta-feira (17), até às 17h. O evento foi aberto às 9h. Tendas foram armadas no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. A Banda de Música da Polícia Militar participou da solenidade de abertura dos serviços.

Com equipes da Secretaria de Estado da Saúde, o público pode verificar a pressão arterial e realizar o teste rápido de HIV. O resultado sai em apenas 15 minutos. Preservativos masculinos e material informativo sobre DST/AIDS; hipertensão arterial; igualdade racial e de gênero e combate ao fumo também estão disponíveis ao público.

O defensor  Carlos Calixto de Oliveira destacou o ineditismo do órgão em promover a campanha. “A importância deste evento é a defesa, o respeito, o acatamento ao direito e dignidade do grupo LGBT”, avalia o defensor.

Calixto enfatiza que a Constituição determina que todos são iguais perante a Lei e que é absolutamente inadmissível que ocorram crimes de homofobia. Ele destacou a iniciativa do Governo em realizar uma ação pioneira nesta data. A Defensoria Pública Estadual vai intensificar as ações em defesa também do grupo LGBT contra crimes homofóbicos na área cível ou criminal.

Representantes do Espaço LGBT – Centro de Referência dos Direitos de LGBT e Combate à Homofobia da Paraíba, do Movimento do Espírito Lilás – Mel, participaram da mobilização no Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia.

O advogado do Espaço LGBT, Ricardo Rodrigues Mororó, entidade ligada a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, revela que o órgão atende aos 223 municípios da Paraíba com encaminhamentos jurídicos e psicossociais. Ainda de acordo com ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu, há 22 anos, que homossexualidade não é doença e sim um comportamento sexual normal.