João Pessoa
Feed de Notícias

Serviços de saúde e cidadania serão instalados na Praça, no Centro da cidade, no sábado (20)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 15:04 - Fotos: 

O Governo do Estado vai levar as ações do Programa Praça da Gente, ao município de Princesa Isabel, Sertão paraibano, no sábado (20). Os serviços de saúde e cidadania serão instalados em mais de 30 tendas e oito unidades móveis na Praça coronel Pereira Lima, no Centro da cidade. Os 20.017 moradores do município e mais os habitantes das cidades vizinhas poderão fazer consultas médicas, retirar documentos e contar com uma série de outros benefícios oferecidos por 27 órgãos parceiros que integram o programa. Nas três primeiras versões da Praça, foram realizados 66.576 atendimentos.

A coordenadora do Praça da Gente, Marie Madruga,  lembrou que o programa foi lançado em outubro do ano passado no município de Guarabira, com 17.964 atendimentos realizados. “Em novembro, realizamos 24.344 atendimentos, em Patos. No mês seguinte, fomos à Cajazeiras, onde foram registradas 24.268 prestações de serviços. Agora, estamos nos preparando para levar os serviços ao município de Princesa, que em termos de população é o menor que visitamos, até agora. Mesmo assim, o programa está indo maior, com mais tendas e serviços para oferecer à população”, disse.     

Marie lembrou que o objetivo do programa é contribuir com as ações já realizadas pelos municípios, concentrando em um só dia e em um só lugar vários serviços. “As pessoas não têm idéia de como a população ainda é carente de serviços básicos, como uma consulta, um documento de identidade e até uma orientação de saúde ou sobre um direito. Essa é a maior recompensa da equipe que trabalha levando essa estrutura aos municípios paraibanos”, afirmou.

Serviços – O programa oferece consultas e exames de mama, de oftalmologia e dermatologia; medição de pressão arterial; glicemia capilar; medição do índice de massa corporal (IMC); teste rápido de HIV/Aids; escovódromo e orientação de saúde bucal; teste rápido de PSA (exame que detecta câncer de próstata); coleta de sangue para doação; cadastro de doadores de medula óssea; vacinação para adolescentes e adultos; emissão do Cartão SUS; salão de beleza; casamentos, divórcios, aposentadorias e outros benefícios.

Também haverá distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais e de dança, cinema, palhaços, malabaristas e bonecos; oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento; curso de primeiros socorros e simulação de incêndios; simulação de abordagem policial, apresentação de cães adestrados e outros; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito; atividades recreativas e esportivas.

Parceiros – A Praça da Gente é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com serviços de mais 26 órgãos parceiros: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penintenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral (TER), Ministério Público Estadual. O programa tem contado com o apoio das prefeituras municipais que recebem as ações.

Assessoria de Imprensa da SES-PB