Fale Conosco

3 de fevereiro de 2016

Serviço Social do Hospital de Trauma atende mais de 448 mil pessoas em 2015



A ampliação na estrutura da unidade foi um dos fatores que influiu no aumento da demanda no setor de serviço social do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Foram 448.140 atendimentos no ano passado, 31,30% mais que em 2014 (341.325).

“Tivemos um atendimento maior em 2015 por causa da reforma do hospital entregue em agosto, em que houve ampliação na estrutura com novos leitos, além da própria demanda de pacientes que chegaram à unidade de saúde”, avalia a coordenadora do setor de serviço social, Neuma Ribeiro.

Só na unidade principal foram atendidas 362.605, já no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop) – hospital retaguarda – foram 85.535 acolhimentos em 2015.

A paciente Joana Santos, 25 anos, que sofreu um acidente de motocicleta no início do ano, antes de deixar a unidade hospitalar foi agradecer o apoio recebido do Serviço Social. “Foram quase dez dias internada e sempre que precisei da ajuda deles, obtive respostas rápidas. Sempre atenciosos, nesses dias de tristeza me senti valorizada pela equipe, muito obrigada”, disse a jovem.

Segundo a coordenadora, a missão do Serviço Social é valorizar a vida do usuário, promovendo a dignidade humana e cidadania. “Nossa visão, portanto, é ser um serviço hospitalar de excelência no atendimento humanizado. As assistentes sociais estão aptas a atender individualmente ou coletivamente com palestras e campanhas de conscientização, fazendo inclusive encaminhamento a serviços da rede de assistência social e de saúde; contatos com familiares e responsáveis de pacientes; entendimento com profissionais do hospital e outras instituições”, ratificou.

O Serviço Social faz também acolhimento aos visitantes, orientação aos familiares e responsáveis em situação de óbito hospitalar. Coloca-se à disposição da família do usuário para esclarecimentos sobre seguros sociais, DPVAT, licenças saúde, Previdência Social, entre outros. Atualmente, 30 profissionais compõem a equipe em regime de 24h. O telefone do Serviço Social é 3216-5752.