João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Edson Ramalho desenvolve Serviço de Reabilitação Auditiva com estudantes de escolas públicas e privadas

terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 15:29 - Fotos: 

O Serviço de Reabilitação Auditiva (SRA) do Hospital Edson Ramalho está implantando um sistema de frequência modulada, que irá ajudar estudantes com problemas de audição de escolas públicas e privadas.

A unidade hospitalar integra a Rede Estadual de Saúde e através desses novos serviços está recebendo uma média diária de 70 atendimentos, entre crianças, adultos e idosos. O trabalho está em fase de triagem e também recebe apoio do Governo Federal.

O estudante deve ter entre 5 e 17 anos, um mínimo de audição e estar matriculado em escola pública ou privada. Após a triagem entregaremos os aparelhos para as crianças e adolescentes e um microfone para o professor, o que permitirá que o usuário com problemas auditivos escute a voz do professor sem nenhuma interferência, melhorando o aprendizado”, explicou o psicopedagogo Marcos Paterra, que compõe a equipe do projeto.

Além do psicopedagogo, a equipe do Serviço de Reabilitação é composta por cinco otorrinolaringologistas, oito fonoaudiólogos, dois psicólogos, dois assistentes sociais e um enfermeiro.

O coordenador técnico e otorrino, Islan da Penha Nascimento, explica que o Serviço de Reabilitação Auditiva trata todas as patologias que causam a perda da surdez. Ele disse que no projeto que atende estudantes com aparelhos de frequência modulada, professores, familiares e os próprios alunos terão que ser parceiros. “Não adianta colocar um aparelho de alta tecnologia sem orientar o professor, a família e o usuário. Este projeto tem como principal objetivo melhorar a aprendizagem escolar desses jovens que têm deficiência auditiva”, destacou.

Cada paciente chega ao SRA com um histórico sobre a perda da audição. A educadora Cristina, de 40 anos, diz que até os 21 anos ouvia normalmente e, de repente, começou a perder a audição e a ficar desesperada. Ela procurou ajuda e desde 2005 é atendida no SRA. “Desde que comecei a vir o atendimento melhorou muito. O acompanhamento está melhor e o atendimento mais humanizado”, disse.

O agente de limpeza Helenildo José de Lima, de 38 anos, está com baixa de 10% e 20% na audição dos dois ouvidos. Atendido no SRA, ele está prestes a receber o aparelho. “Chorei muito desde que comecei a ficar surdo e agora só entendo o que as pessoas falam lendo os lábios delas. Até que comecei a vir para cá e melhorei muito. O atendimento de toda equipe é ótimo”, revelou Helenildo.

O SRA presta um serviço de grande relevância à população, oferecendo aos usuários a possibilidade de voltar a escutar. Isto, por si só, traz uma renovação na qualidade de vida das pessoas”, finalizou o otorrino Islan Nascimento.

Para ter acesso ao Serviço, o usuário precisa ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família ou fazer agendamento pelo programa de reabilitação auditiva do Estado. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas no setor social do Hospital Edson Ramalho, que fica no bairro do 13 de Maio, em João Pessoa. Outras informações também estão disponíveis através do telefone 3218-7801.