Fale Conosco

5 de fevereiro de 2014

Serviço de Fisioterapia do Trauma de João Pessoa realizou mais de 151 mil procedimentos em 2013



O Serviço de Fisioterapia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 151.734 procedimentos durante o período de janeiro a dezembro de 2013. De acordo com a coordenadora do setor, Jardênia Marçal, a maior parte dos atendimentos aos usuários está voltada para a área motora e, consequentemente, respiratória, devido ao tempo em que o paciente necessita permanecer no leito por causa de traumas decorrentes de acidentes, como ocorre na maioria dos casos.

Durante o ano de 2013, foram implantadas melhorias pela unidade de Fisioterapia do Hospital de Trauma, como é o caso da aquisição de seis manuvacuômetros e seis ventilômetros, equipamentos que possibilitaram avaliar, de forma precisa, a função respiratória e a força da musculatura inspiratória e expiratória. Outros destaques são a implantação dos Protocolos de Desmame na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e Área Vermelha. Ainda foram adquiridos cicloergômetros e bolas terapêuticas, equipamentos importantes que visam o equilíbrio da funcionalidade do paciente, tanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quanto nas enfermarias.

Expectativa para 2014 - A coordenação do serviço trabalha com a perspectiva da implantação de mais melhorias, como o Programa de Ginástica Laboral e Prevenção de Incapacidades em Funcionários (PGLPI). O projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários da unidade hospitalar, com foco nas incapacidades causadas pelo trabalho repetitivo. Há a previsão ainda da criação do Egresso Ambulatorial do HTop (anexo do Hospital de Trauma).