Fale Conosco

1 de novembro de 2017

Serra da Raiz sedia projeto Raízes do Brejo neste final de semana



O município de Serra da Raiz (a 138 km de João Pessoa) vai ser palco neste final de semana (3 a 5) das atividades do projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural. Entre as atrações, destacam-se feiras gastronômicas e de artesanato, exposições, palestras, apresentações de teatro e dança, trilha ecológica, encontro de bandas marciais e fanfarras, passeio ecológico, passeio ciclístico, apresentações culturais e shows musicais com os Barbosas e Joãozinho Dantas e Banda Sete.

O projeto Raízes do Brejo é uma realização do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), do SEBRAE e das prefeituras dos municípios que fazem parte da ação entre outras instituições. O projeto envolve oito municípios e está na sua primeira edição, que teve inicio no dia 6 de outubro e já passou por Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro. Depois de Serra das Raízes o evento segue para Borborema, Dona Inês e será encerrada no município de Pilõezinho, no dia 26 de novembro.

O presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo, Sergirson Silvestre, explicou que a programação foi definida em comum acordo com todos os prefeitos, buscando dar destaque às atrações culturais de cada cidade. Silvestre disse que o atual momento econômico vivido pelo país fez com que os gestores buscassem alternativas para realizar o evento. “Sabemos da importância do Raízes do Brejo para o desenvolvimento de nossa região”, explicou.

A prefeita de Serra da Raiz, Adailma Fernandes, disse que os municípios enfrentam uma “crise financeira”, mas mesmo diante dessa situação as oito cidades que compõem o Raízes do Brejo se uniram e apostaram no projeto. A prefeita acredita que as atividades culturais e musicais darão visibilidade ao potencial turístico do municípios e aos valores artísticos da região. Adailma faz um convite a toda à região do Brejo, aos paraibanos e turistas para que participem da programação em seu município. “Tudo foi preparado com profissionalismo e muito carinho para que os visitantes e nativos possam conhecer e desfrutar das nossas riquezas naturais e humanas”, afirmou a prefeita.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o Raízes do Brejo se apresenta como uma alternativa criativa para desenvolver o potencial turístico da região e dar visibilidade aos grandes talentos (na musica, literatura e cultura) na região. Para a executiva, o projeto é a passo inicial para que o potencial turístico da região se consolide como um produto turístico.

Programação – As atividades começam na sexta (3) com alvorada, às 04h, seguida do hasteamento dos pavilhões às 8h. A solenidade de abertura acontece às 19h no Ginásio da Escola Padre Emídio Fernandes com a Orquestra Joaquim Menezes, Marcelo Lima e Antônia Pereira. Os artistas locais irão se apresentar no palco do evento.

No sábado (4) a programação tem início com Exposição: Museu do Homem Serrano na Avenida Kennedy, a partir das 09h, desfile e apresentações das Bandas Marciais e Fanfarras das Escolas do Município, Feira Gastronômica e Feira de Artesanato a partir das 13h00, na Praça de Eventos. Em seguida acontece uma apresentações do Grupo de Artes Marciais do SCFV de Muay Thai Tradicional, Índios Potiguaras (Baia da Traição), Ciranda de Roda – Grupo de Idosos “Pra Sempre Feliz” do SCFV e apresentação: Coral de Flautas e Música do SCFV. Às 17h será realizado um encontro Motociclístico. Às 19h se apresentam; o Pastoril Adauto Ribeiro, Boi de Reis Mestre Ivanildo e o Grupo Folclórico Sanfony-Fest.

A partir das 22h tem shows com os Barbosas e Joãozinho Dantas e Banda Sete.  A programação se encerra no domingo (5) com a Santa Missa, às 08h na Igreja Matriz Senhor do Bom Fim. Às 09h30 tem o passeio Ecológico, passando pela “Loca da Nega” e Passeio Ciclístico com o sorteio de 01 bicicleta. A programação ainda conta com a exposição do Museu do Homem Serrano às 10h, na Av. Presidente Kennedy, s/n. O encerramento acontece com uma atividade esportiva. Às 11h00 haverá um Torneio de Futsal, na quadra da EEEF Padre Emídio Fernandes.