João Pessoa
Feed de Notícias

Seplag reúne órgãos do governo para alinhamento e elaboração do PPA 2016 – 2019

sexta-feira, 14 de agosto de 2015 - 19:24 - Fotos: 

A Secretaria de Estado Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças (Seplag), por intermédio das Diretorias Executivas de Gestão Estratégica e Captação de Recursos e do Sistema Estadual de Planejamento reuniu, nesta sexta-feira (14), representantes dos órgãos governamentais para instruções e detalhamento do PPA – Plano Plurianual 2016 – 2019, dentro do processo de alinhamento estratégico e de elaboração do PPA e diretrizes para a Lei Orçamentária Anual (LOA).

De acordo com o secretário Tárcio Pessoa, a elaboração do PPA 2016-2019 faz parte de um Projeto de Governo mais amplo, que envolve estratégia de longo prazo, priorização de ações e desenvolvimento do modelo de gestão para o Governo do Estado, aliado a ferramentas e mecanismos fundamentais, como a governança e o monitoramento intensivo das ações.

O secretário destacou também a elaboração de Estratégia de longo Prazo do Governo do Estado da Paraíba – Paraíba 2040 e sua relação com o desdobramento do PPA e a importância do alinhamento e o trabalho conjunto em torno do desenvolvimento de uma estratégia para o Estado e de um PPA bem estruturado, preciso e alinhado com as prioridades do Governo como essenciais para o Estado da Paraíba.

“Com isso, da mesma maneira que o Plano demonstra todo o planejamento estadual para os quatro anos seguintes de governo, o orçamento passará a fazê-lo em seu campo de atuação”, explicou o secretário, acrescentando que “a quantificação das metas físicas fica mais fidedigna quando os responsáveis pelo seu planejamento têm consciência dos recursos disponíveis para a sua execução, não só para o ano de exercício, mas numa visão de médio prazo”.

Durante a reunião, diretor executivo de Gestão Estratégica e Captação de Recursos, Ederson Lucena, fez a apresentação técnica da Estratégia e Elaboração do PPA – 2016 – 2019. E o diretor executivo do Sistema Estadual de Planejamento, Ricardo Lavor, fez também uma apresentação técnica sobre o Desdobramento da Estratégia para o PPA 2016 – 2019.