João Pessoa
Feed de Notícias

Seplag faz balanço de 13 audiências públicas e resume pedidos dos municípios

quarta-feira, 4 de novembro de 2009 - 19:42 - Fotos: 

Após 13 audiências públicas com mais de 1.500 participantes já é possível mapear o que as cidades paraibanas querem ver implantado no Plano de Reconstrução da Paraíba 2009/2010, na Revisão do Plano Plurianual (PPA) 2008/2010 e no Plano Estratégico do Estado 2011/2025. Os pedidos recaem, principalmente, nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança.

No total, foram cerca de 1.210 demandas – a quantidade foi maior ainda, mas a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) estipulou um número limite para cada cidade. Além dos pedidos em maior número para Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança, também surgiram demandas para as áreas de Habitação – como construção de conjuntos habitacionais – Agricultura, Indústria e Comércio, Água e Esgoto, Emprego e Renda, Turismo, Meio Ambiente e Cidadania e Desenvolvimento Humano.

Seguem, abaixo, as principais reivindicações:

Educação – Entre as reivindicações para a Educação estão a construção, recuperação e conclusão de escolas; a instalação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nas cidades de Cajazeiras, Sousa e Princesa Isabel e novos cursos para Patos; a construção de bibliotecas; construção de quadras poliesportivas; construção de Escola Agrotécnica em São João do Rio do Peixe; cursos para formação de educadores; curso profissionalizantes com convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet); construção de creches; escola técnica no Litoral Sul; inclusão digital; Instalação da Universidade do Vale do Sabugi e implantação do Colégio Militar em Patos.

Saúde – Para a Saúde foram pedidos construção, reforma, conclusão e ampliação de hospitais; aquisição de ambulâncias; construção de postos de saúde e maternidades; contratação de médicos e enfermeiras; construção do Hospital Regional do Vale do Sabugi, do Litoral Sul, do Cariri e do Vale do Mamanguape. Nas audiências ainda foram solicitadas a transformação do Hospital Regional de Patos em Hospital de Trauma e Emergência e a implantação de uma unidade oncológica na cidade de Patos.

Infraestrutura – As principais solicitações nessa área recaíram sobre a conclusão do Estádio Amigão; construção e recuperação de estradas; construção de barragens, matadouros e passagens molhadas; abertura e pavimentação de estradas; recuperação e construção de açudes; construção de cisternas; revitalização e construção de pontes; construção de ciclovias (João Pessoa); construção de anéis viários e interligação de estradas.

Segurança – Para a Segurança foram pedidos implantação de companhias de policiamento; a construção, recuperação, ampliação e conclusão de presídios; compra de viaturas; construção, recuperação e ampliação de delegacias e seus recursos materiais; combate ao tráfico de drogas e marginalidade, principalmente em áreas fronteiriças; efetivação do 10º Batalhão da Polícia Militar em Campina Grande; implantação da patrulha na Zona Rural e da Polícia Comunitária de João Pessoa.

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag