Fale Conosco

22 de março de 2010

Seminário sobre festejos juninos recebe trabalhos até 30 de abril



As inscrições para apresentação de trabalhos no 7º Seminário ‘Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular’, que desde 2004 integra a programação do São João de Campina Grande (PB), estão abertas até o dia 30 de abril. Promovido pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba, com apoio das secretarias de Educação e Cultura do Município e do Estado da Paraíba, o evento será realizado entre os dias 8 e 10 de junho, no Teatro Rosil Cavalcanti, ao lado do Parque do Povo, naquela cidade.

“Neste ano, a principal novidade é que nosso seminário fará parte do pré-congresso que antecede a realização do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, patrocinado também pela UEPB, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)”, disse o coordenador da iniciativa e do Intercom Nordeste 2010, professor Luiz Custódio da Silva.

O Congresso Regional da Intercom acontece entre 10 e 12 de junho, logo após o encerramento do Seminário. Além da participação de várias instituições de ensino superior da Paraíba, o evento reunirá centenas de professores, estudantes e pesquisadores das faculdades de comunicação de todo o Nordeste e de outras regiões.

“Realizado pela primeira vez numa cidade do interior nordestino, o Intercom Nordeste veio para Campina Grande graças a dois motivos – o potencial turístico da cidade, sobretudo, no mês de junho, e a importância do Seminário ‘Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular’, que se tornou referência nacional” ressaltou o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador regional da Intercom, Moacir Barbosa de Sousa.

Temática – Baseado no tema central do Intercom Nordeste e do Intercom Nacional 2010, que será realizado em Caxias do Sul (RS), no início de setembro, o 7º Seminário abordará a temática “Folkcomunicação, Cultura Popular e Juventude”. Os professores, estudantes, pesquisadores, profissionais, agentes culturais e representantes de entidades governamentais e não governamentais, que atuam no campo da comunicação, folkcomunicação, cultura popular e áreas afins, poderão se inscrever através do e-mail festejosjuninos2010@gmail.com.

Os trabalhos deverão ser relacionados às modalidades Comunicação Científica, Relato de Experiência e Produção Midiática e estar formatados de acordo com as especificações de cada uma delas. A chamada de trabalhos já se encontra disponível para download e, no dia 14 de maio, será divulgada a relação das comunicações, relatos e produções selecionadas. A taxa de inscrição no evento será de R$ 25 para alunos de graduação e de R$ 50 para os demais participantes. Mais sobre o Intercom no site http://www.intercom.org.br/congresso/regionais/2010/nordeste/chamada.shtml.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB