João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário reúne representantes dos municípios paraibanos e avalia relatório nacional

quinta-feira, 6 de maio de 2010 - 17:34 - Fotos: 
A Paraíba foi contemplada pela segunda vez com o Prêmio ODM Brasil. Em mais de três mil inscrições, o Estado ficou entre os 20 contemplados em 2009, sendo agraciado por conta de um programa desenvolvido no semi-árido. Nesta quinta-feira (6), cerca de 350 representantes dos 223 municípios paraibanos participaram do Seminário Estadual sobre o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizado no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), em João Pessoa.

O evento é organizado pelo Governo Federal, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O seminário foi aberto oficialmente pelo secretário chefe de Estado da Casa Civil, Marcelo Weick, representando o governador José Maranhão, e o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os objetivos – Os ODM nasceram com a Declaração do Milênio, aprovada pelas Nações Unidas no dia 8 de setembro de 2000 e o Brasil, com outros 190 países membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhando com a sustentabilidade do planeta. Essas metas, realizadas por meio de ações concretas dos governos e da sociedade, devem ser atingidas até 2015 dentro dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, que são os seguintes: acabar com a pobreza e fome, educação básica de qualidade, igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres e redução da mortalidade infantil.

Entre as oito metas também se incluem a melhoria da saúde de gestantes; combate ao HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Parcerias – Dentre as ações sociais realizadas nos municípios para ajudar a Paraíba a atingir os Objetivos do Milênio (ODM), o secretário Marcelo Weick destacou algumas parcerias e implementação na gestão do governador José Maranhão, informando que o Governo do Estado é um parceiro atuante nesses objetivos, “é um compromisso da gestão estadual se enquadrar nos projetos e programas do Governo Federal, com a busca desses oito objetivos”, disse o secretário.

Segundo o secretário, o prêmio alcançado pela Paraíba no ano passado demonstra claramente as ações do governo estadual e dos gestores públicos dos municípios que estão comprometidos com a execução dessas metas. Dentre as principais ações realizadas pelo governo paraibano, ele citou a criação do Conselho de Igualdade Social, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Programa de Combate as Drogas, Programa de Prioridade nos Órgãos Públicos Causas dos Idosos, Qualificação Profissional, Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social, bem como a implementação da Coordenadoria de Relação com os Movimentos Sociais.

Teresa Duarte, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB