João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário reúne gestores e conselheiros escolares de 25 municípios em JP

quinta-feira, 6 de outubro de 2011 - 17:15 - Fotos:  Secom-PB

Cerca de 500 gestores e conselheiros escolares participam nesta quinta-feira (6), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, em João Pessoa, do 1º Seminário Estadual em Gestão Escolar: o Fortalecimento dos Conselhos Escolares e a Gestão Democrática dos Recursos Públicos. O evento, que teve início na quarta-feira (5), em Campina Grande, visa capacitar gestores e presidentes dos conselhos escolares e fortalecer sua atuação na gestão pública.

A realização é da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar (Geage) e da Gerência de Programas de Fortalecimento da Escola. Estão sendo capacitados em João Pessoa representantes das escolas da Capital e dos municípios de Alhandra, Baia da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedro Régis, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

O seminário é realizado até 21 deste mês nas 12 Gerências Regionais de Educação, com a participação de 2,3 mil gestores, presidentes de conselhos escolares e técnicos municipais, além de representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público (MP), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Conselho Estadual de Educação (CEE). A capacitação na Paraíba foi assunto de reportagem em destaque no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na última terça-feira (4).

“Esse é o primeiro de outros seminários que virão tanto pela necessidade, como pela importância dos conselhos. Este é o pontapé inicial de uma trajetória que pretende ter aplicabilidade e continuidade na gestão escolar”, disse o secretário da Educação, Afonso Celso Scocuglia, agradecendo a presença dos órgãos e principalmente dos gestores e membros dos conselhos escolares.

A diretora da Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda, no Bairro de Jaguaribe, na Capital, Maria Airan César, considerou o seminário de grande importância pelo alto nível das palestras, pela clareza do material explicativo, qualidade do cardápio oferecido no almoço e da atração cultural. “Senti-me bastante prestigiada e acredito que essa é a forma correta de cuidar da Educação, quando as pessoas envolvidas sentem-se bem”.

Programação – O seminário terá a duração de um dia em cada regional. Após a formação da mesa e execução do Hino Nacional, haverá a palestra “Ressignificando o Conselho Escolar para fortalecer a gestão democrática”. À tarde, será ministrada a palestra “A gestão democrática dos Recursos Públicos”, seguida pela oficina “A utilização dos recursos na prática”.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-4217, na Gerência de Programas de Fortalecimento da Escola.

Cronograma:

05/10 – 3ª Gerência Regional de Educação (Campina Grande)

06/10 – 1ª Gerência Regional de Educação (João Pessoa)

10/10 – 4ª Gerência Regional de Educação (Cuité)

10/10 – 12ª Gerência a Regional de Educação (Itabaiana)

11/10 – 2ª Gerência a Regional de Educação (Guarabira)

11/10 – 5ª Gerência Regional de Educação (Monteiro)

14/10 – 11ª Gerência Regional de Educação (Princesa Isabel)

17/10 – 10ª Gerência Regional de Educação (Sousa)

18/10 – 9ª Gerência Regional de Educação (Cajazeiras)

19/10 – 8ª Gerência Regional de Educação (Catolé do Rocha)

20/10 – 7ª Gerência Regional de Educação (Itaporanga)

21/10 – 6ª Gerência a Regional de Educação (Patos)