Fale Conosco

7 de novembro de 2013

Seminário Regional de Educação no Campo é realizado em Cajazeiras e Guarabira



Educadores, técnicos e secretários municipais de Educação participam nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), do Seminário Regional de Educação no Campo (Serec/PB) na cidade de Guarabira, sede da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE). Na terça-feira (5) e na quarta-feira (6), o evento foi realizado em Cajazeiras, 9ª GRE. O seminário é promovido pelo Comitê Estadual de Educação no Campo em parceria com o Governo do Estado. A próxima cidade a receber o Serec/PB é Itaporanga, nos dias 12 e 13. O Serec/PB está sendo realizado nas 14 GREs.

O objetivo do seminário é fortalecer as ações educativas da educação do campo por meio de discussões das legislações e práticas pedagógicas desta modalidade de ensino. Durante os encontros são debatidos temas como “O Campesinato Brasileiro”, com enfoque nas lutas por direitos no campo e a luta por educação no campo, “Concepção, Desafios e Perspectivas”, “A Realidade da Educação do campo e nas escolas do Município e do Estado e as experiências dos movimentos sociais do campo” e a “Socialização das práticas pedagógicas e debate”.

A construção dos seminários surgiu a partir da realização do Encontro Estadual de Educação no Campo, promovido em 2012 pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). De acordo com a gerente operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc/SEE), Hygia Margareth, ao término de cada seminário está sendo elaborado um documento com as demandas de cada região. O material será transformado no documento da Paraíba e servirá como base para o Plano Estadual e Municipal de Educação no Campo.