João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário no Hotel Tambaú tem a presença do presidente nacional da entidade e lideranças sindicais

quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 19:45 - Fotos: 

O governador José Maranhão participou na tarde terça-feira (26) da abertura do II Seminário da Força Sindical do Nordeste, no Hotel Tambaú, em João Pessoa. Ele assistiu à palestra do presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva, mais conhecido como Paulinho.

Maranhão destacou a importância do evento, “para manter os trabalhadores sindicais unidos e o compromisso da Força Sindical com toda a categoria”. Num breve relato, ele relembrou sua trajetória política no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sua primeira agremiação partidária, quando foi eleito deputado estadual em 1955. “No PTB, tínhamos já naquela época um grande compromisso com toda a classe de trabalhadores”, ressaltou.

Paulo Pereira iniciou sua palestra agradecendo a presença do governador José Maranhão e de lideranças sindicais no evento. Fez uma explanação da luta dos trabalhadores no Brasil e do crescimento da central sindical que dirige e que começou em 1991 e, atualmente, conta com 1.300 sindicatos. Depois falou da campanha nacional das centrais sindicais para reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial e da luta para assegurar aumento de salário aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

O II Seminário da Força Sindical do Nordeste será encerrado nesta sexta-feira (27). Seguindo a programação, a partir das 8h30 acontece a palestra ‘Perspectiva, alternativas e emprego no Nordeste’, do economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) de Sergipe, Luiz Antônio de Moura Ferreira. Às 11h, debate abordando o tema ‘A pauta trabalhista, os políticos e o Congresso nacional’, com a presença do jornalista, analista político e assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assossoria Parlamentar (Diap), Marcois Verlaine da Silva Pinto.

À tarde, a partir das 14h, palestra ‘A organização dos metalúrgicos no plano nacional’, com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Clementino Vieira. Às 14h30, palestra ‘A conjuntura sindical e luta sindical, organização e mobilização’, com os assossores da Força Sindical, João Guilherme Vargas Neto e Hugo Perez.  

Gledjane Maciel, da Secom-PB