Fale Conosco

20 de março de 2013

Seminário lembra Dia Internacional da Síndrome de Down



O Governo do Estado realiza nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Down, que será realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e Secretaria de Estado da Educação. O seminário acontecerá no auditório da Funad, em João Pessoa, e vai discutir “As Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down”, bem como os desafios vivenciados por estas pessoas no que diz respeito à Educação, Sexualidade e Mercado de Trabalho.

“Através de estratégias como essa, que visam à habilitação e à reabilitação, nós buscamos desenvolver ações que resgatem a cidadania das pessoas com Síndrome de Down”, disse a apoiadora da Gerência de Atenção à Saúde da SES, Adernanda Guimarães.

Pela programação, às 9h será realizada a abertura oficial do evento, e às 9h30 será realizada a conferência de abertura. Às 11h, haverá o lançamento do Manual de Apoio aos Familiares e Orientadores das Crianças com Síndrome de Down, pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae-JP). No período da tarde, será realizado o II Down Fashion e às 16h será exibido o filme ‘Colegas’, que é protagonizado por atores com Síndrome de Down.

“Trata-se de uma atividade do Plano Viver Sem Limites, relacionada ao fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado”, ressaltou Adernanda. O objetivo da diretriz deste plano é oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com síndrome de Down, nos diferentes pontos de atenção da rede de serviço ao longo do seu ciclo vital.

Síndrome de Down - A Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células do indivíduo. Esse acidente genético ocorre geralmente durante a divisão celular do embrião, e sua causa até hoje é desconhecida. A síndrome é basicamente um atraso global do desenvolvimento motor e mental. Se bem estimulada, a criança com Síndrome de Down pode alcançar bons níveis de coordenação motora, fala, escrita e desenvolvimento social. Entre as características estão hipotonia muscular (condição na qual o tônus muscular está anormalmente baixo, geralmente envolvendo redução da força muscular), língua protusa, prega palmar única e olho amendoado com prega epicântica (prega de pele da pálpebra superior, do nariz até ao lado interior da sobrancelha, cobrindo o canto interior do olho).