João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário fortalece convivência familiar e comunitária

terça-feira, 8 de abril de 2014 - 17:58 - Fotos: 

Mais de 200 pessoas, entre conselheiros tutelares e de direito, assistentes sociais e psicólogos, participaram nesta terça-feira (8), no auditório do Ministério Público, da abertura do Seminário Regional Pró Conveniência Familiar e Comunitária do Nordeste, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Ministério Público e a Rede de Proteção a Criança e Adolescente.

O evento, que segue até esta quarta-feira (9), tem como objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes por meio da mobilização com Organizações Não Governamentais, Fóruns, Redes, Conselhos e o poder público para a implementação dos Planos, em especial o de Convivência Familiar e Comunitária. Na abertura do evento houve apresentação cultural com adolescentes da ONG “Pro Dia Nascer Feliz”, que desenvolve as atividades em parceria com o Centro Social Urbano (CSU) de Santa Rita.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, fez a abertura do evento e falou sobre o significado do seminário. “Estamos em um momento especial da Paraíba, pois estamos aqui reunidos para reafirmar algo extremamente importante na nossa sociedade, uma das principais questões sociais, que é a questão da proteção à criança e ao adolescente. E este Seminário significa o compromisso, a união das instituições, da sociedade civil como um todo, na defesa desta proteção”, frisou.

O Ministério Público do Estado da Paraíba foi representado pela coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, a promotora de Justiça, Soraya Escorel. A promotora enfatizou a importância do evento em apresentar iniciativas para fortalecer os trabalhos com as famílias e as instituições de acolhimento. “Precisamos refletir um pouco e ouvir aquelas crianças que estão precisando sentir a nossa atenção e nosso acolhimento”, disse.

Planos – Durante o Seminário, houve a palestra sobre o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária com Cláudia Cabral, que representou o movimento Entreredes Pró CFC, seguida da apresentação do Plano de Convivência Familiar e Comunitária da Paraíba, pela coordenadora estadual dos Centros de Referência Especializados (Creas) da Sedh, Madalena Dias.

O seminário regional integra o projeto Fórum Nacional da Convivência Familiar e Comunitária que mobiliza todas as regiões do Brasil, a exemplo do Centro Oeste, onde foi realizado em Cuiabá (MT); no Nordeste está acontecendo em João Pessoa; na região Norte haverá em Belém; no Sudeste acontecerá no Rio de Janeiro e no Sul, em Foz de Iguaçu (PR).

Quarta-feira – O Seminário nesta quarta-feira (8) tem na programação a apresentação da pesquisa da Universidade Federal da Paraíba sobre as instituições de acolhimento de João Pessoa, debate sobre o Movimento Nacional EntreRedes. Logo após, haverá mesa redonda com a temática “o atendimento de crianças e adolescentes e famílias: boas práticas”

Mesa – A mesa de abertura, além da secretária Aparecida Ramos e da promotora Soraya Escorel, foi composta também pela representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Meireles; representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Salete Ribeiro e o representante da Coordenadoria da Infância e da Juventude (TJPB) Adhailton Lacet.

Participaram ainda da mesa, representando o núcleo de Direito Humanos da Universidade Federal da Paraíba, a professora Lígia Malta; representando a Rede Margarida Pró-crianças e Adolescentes (Remar), Rose Veloso; representando os protagonistas, a adolescente Tais Andressa e a representante do movimento EntreRedes, Cláudia Cabral.