Fale Conosco

15 de agosto de 2011

Seminário discute integração entre estudantes, trabalhadores e usuários do SUS



A integração entre estudantes, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será o tema de um seminário que o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira realiza nos próximos dias 16 e 23 deste mês. O evento, que será realizado das 18h às 21h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, é uma parceria com Fundação Espaço Cultural (Funesc) e a Secretaria Estadual de Cultura.

O seminário vai contar com a participação de estudantes dos cursos da área de saúde de universidades e escolas de ensino técnico. De acordo com o chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza, o objetivo do evento é mostrar a proposta de gestão do complexo alinhada à Política Nacional de Saúde Mental e a Política Estadual de
Atenção Integral aos Usuários de crack, álcool e outras drogas. Esses dois assuntos serão os temas centrais dos dois dias do seminário.

De acordo com Madson Souza, dentro na nova política de saúde mental, o paciente terá uma atenção e um tratamento especial que transcende o uso de medicamentos. Ele terá carinho e respeito, para ter uma nova convivência com a loucura. “O portador de distúrbios mentais passa a vida dentro de uma unidade de saúde e esquece até do tempo. Fica alheio ao que está acontecendo lá fora”, comentou.

Ele explicou que o Juliano Moreira realiza uma série de atividades em datas comemorativas. “Com esses eventos, queremos promover a reinserção social desses pacientes e mostrar que o tratamento não se restringe apenas ao uso de medicamentos, mas passa pela promoção de ações psicossociais e terapêuticas. O portador de distúrbio mental merece atenção, respeito e, acima de tudo, ser tratado com dignidade”, finalizou Madson Souza.