João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário discute inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 10:06 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realizou na sexta-feira (22) o Seminário “Desafios e Perspectivas da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, com a participação de usuários da Fundação, estudantes e empresas.

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que o evento tem como objetivo discutir a efetiva inclusão da pessoa com deficiência nas empresas.

“Queremos chamar a atenção da sociedade através dos fóruns de discussões para a importância da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, porque não só na Paraíba mais em todo o Brasil existem postos de trabalho para serem ocupados pelas pessoas com deficiência a partir do que preconiza a lei de cotas. Uma empresa acima de 100 trabalhadores ela tem que ter um percentual de pessoas com deficiência. Então, a gente precisa fortalecer a parceria com essas empresas para que a gente estimule e discuta a qualificação dessas pessoas”, afirmou a presidente da Funad, Simone Jordão.

A gerente executiva de Assistência Social da Sedh, Patrícia Oliveira, destacou que a discussão do Governo do Estado, por meio da Sedh e Funad, com as empresas sobre a temática da empregabilidade precisa ser constante para que o mercado de trabalho possa absorver as pessoas com deficiência, que também passam por capacitações e qualificações oferecidas pela Funad.

Palestras – O seminário contou, pela manhã, com a palestra “Os desafios e perspectivas da inclusão da pessoa com deficiência, que teve como exposição dialogada a Lei de Cotas e o Programa Jovem Aprendiz, com a auditora da Superintendência Regional do Trabalho, Taciana Melo Pereira.

No período da tarde, foi debatido o tema “Inclusão das Pessoas com Deficiência”, com enfoque no papel do Núcleo de Inclusao Social e Acessibilidade da Funad e sobre o Benefício da Prestação Continuada (BPC).