João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário discute criação de rede de atenção para casos de racismo

quinta-feira, 20 de outubro de 2016 - 16:03 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), está articulando a criação de uma rede de atendimento para situações de casos de racismo na Paraíba. A estruturação será discutida no seminário na próxima quarta-feira (26), às 13h30, no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em Jaguaribe. A realização do evento é do Instituto Federal de Goiás em parceria com a Semdh.

O seminário “Desafios para o Enfrentamento ao Racismo e Articulação em Rede” faz parte do projeto de mapeamento de instituições públicas e organizações da sociedade civil que oferecem tratamento e acolhida a situações de racismo na região Nordeste. Uma das metas do evento é promover a troca de experiências e fazer o levantamento de uma base de dados de serviços oferecidos ou que estão em fase de implantação.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que o evento é um momento para conhecer outras experiências no Nordeste e dialogar com instituições locais para discutir a criação de uma rede de atendimento na Paraíba.

Segundo ela, o Disque Racismo 197 está funcionando na Paraíba e as capacitações de policiais civis e militares serão iniciadas em novembro. “Elaboramos um guia de orientação para denúncias de racismo que será distribuído inicialmente para policiais”, disse Gilberta Soares.

Para o gerente executivo de Equidade Racial, José Roberto, este seminário é um evento de relevância no fortalecimento de diálogos institucionais para a criação de uma rede local de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa na Paraíba.