João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário discute ações do Cooperar e interiorização do desenvolvimento

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 14:27 - Fotos: 
A interiorização das ações do Projeto Cooperar é uma das maneiras que o Governo do Estado adotará para tornar o desenvolvimento paraibano o mais descentralizado possível, atingindo todo o seu território. “O PIB da Paraíba cresce mais que o da região Nordeste, o que significa que estamos mais velozes que os Estados vizinhos, então devemos interiorizar o Projeto Cooperar para que o Estado cresça em toda a sua extensão”, disse o secretário Gustavo Nogueira (Planejamento do Estado) durante abertura do Seminário Interno sobre Desenvolvimento Sustentável e Redução da Pobreza Rural, que está sendo realizado no auditório do Cooperar, na BR-230.

O objetivo do evento é ampliar concepções e informações sobre estratégias, novas tecnologias e desenvolvimento rural sustentável, no sentido de fortalecer o espírito crítico e analítico da equipe técnica do Projeto Cooperar.

De acordo com o secretário Gustavo Nogueira, 79% do PIB produzido na Paraíba se concentra entre Campina Grande e João Pessoa, fazendo com que o crescimento penda para faixa litorânea. “Este é momento de reflexão para o desenvolvimento destas ações. Precisamos de políticas públicas que viabilizem o combate à pobreza extrema no meio rural”.

O secretário lembra que esta não é uma matéria de governo, mas de Estado e ressaltou a importância do engajamento e determinação na busca de soluções para os paraibanos menos favorecidos.

O evento, dirigido a todos os técnicos do Projeto Cooperar, tem ainda a participação do gestor do Prorural em Pernambuco, José Coimbra Patriota Filho e da equipe do Projeto Cinturão Verde (Sedesp/PMJP).

Nesta sexta-feira (11), os trabalhos serão reiniciados às 8h30, com a palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José de Sousa Filho (PhD em Sociologia da Tecnologia – USA) sobre ‘Paradigmas de Inovação Emergentes para manejar o Fenômeno da Pobreza’, seguida de debate.

A partir das 10h20, a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, fará exposição dos ‘Projetos de Cunho Social para Grupos Especiais Rurais’. Logo após o debate, o representante da Secretaria de Estado da Cultura abordará ‘O potencial de Projetos Culturais na Paraíba’. Depois do debate, será feita uma avaliação e encerramento do seminário.