João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário celebra os 40 anos de caminhada teológica na Paraíba

quarta-feira, 7 de outubro de 2009 - 15:29 - Fotos: 

A Fundação Dom José Maria Pires realiza de 9 a 12 deste mês, o seminário ‘Teologia da Enxada – 40 anos’, que acontecerá no Centro de Formação Missionária (CFM), localizado em Serra Redonda, interior paraibano. O evento, que será aberto na noite desta sexta-feira, tem o objetivo de conhecer os desdobramentos dessa experiência teológica popular e pensar nas perspectivas desse movimento.

Estarão presentes no seminário o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires; o teólogo, escritor e padre José Comblin e o também teólogo e biblista, com vários livros publicados, Carlos Mesters, além do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
 
A programação do evento contará com oficinas temáticas, leitura da caminhada realizada durante esses 40 anos, visita a Salgado de São Félix (local da primeira experiência da Teologia da Enxada), celebrações eucarísticas e apresentações culturais.
 
Teologia da Enxada – Experiência iniciada em 1969 por um grupo de dez pessoas, às quais muitas outras foram se juntando no decorrer desses anos, a Teologia da Enxada surgiu como uma nova maneira de estudar e ensinar a teologia a partir de diálogos com os agricultores e as famílias camponesas. A doutrina é exclusivamente bíblica, evitando todas as abstrações e todos os conceitos filosóficos, já que esses não pertencem à cultura popular.
 
Livro – Na oportunidade, o livro ‘Parem as Máquinas’, do jornalista Apolinário Pimentel e que contém a partir da página 131 uma entrevista com o religioso Dom Hélder Câmara, a última feita em Campina Grande (PB), estará à disposição dos presentes em um estande montado no local. A entrevista foi concedida quando Dom Hélder tinha 84 anos de idade e havia completado 64 de vida religiosa.
 
Mais informações no Centro de Formação Missionária – CFM, que fica no Sítio Isidoro, em Serra Redonda (PB), ou pelo telefone (83) 3399-4021 (falar Raimundo Nonato de Queiroz, da comissão organizadora), ou ainda pelo e-mail rqueiroznonato@hotmail.com.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB