Fale Conosco

23 de novembro de 2017

Seminário capacita secretários de Estado sobre planejamento e competitividade



Utilizar o ranking de competitividade dos estados, no qual a Paraíba conquistou este ano a 10ª posição no Brasil e a 1ª no Nordeste, para otimizar cada vez mais a gestão pública. Esse foi o tema do workshop realizado na tarde dessa quarta-feira (22) no Palácio da Redenção. O evento foi oferecido exclusivamente para secretários de Estado e a equipe técnica do governo responsável pelo planejamento das ações.

“O ranking traz elementos que aprofundam o debate no setor público. Nosso objetivo aqui é mostrar como transformar isso em um planejamento, como a gestão pública pode atuar para alcançar posições ainda melhores, oferecendo aos empresários um bom lugar para se fazer negócio. Ao se fazer isso, todo investimento é revertido em empregos, em investimentos, em tudo que faz girar a economia e melhora a qualidade de vida da população”, afirmou o palestrante Fábio Ono, coordenador do Centro de Liderança Pública.

Segundo ele, o ranking atua também como uma valorização de todo o trabalho que vem sendo realizado. “Ele mostra de forma bastante objetiva os êxitos do que foi feito e aponta onde está a possibilidade de melhoria”, pontua Ono.

Para o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Gilmar Martins, o treinamento foi bastante valioso pois passou aos gestores uma visão de planejamento a médio e longo prazos. “Passamos a pensar também vários níveis de planejamento, desde aquele grupo que vai trabalhar diretamente com o governador, até aquele nível mais operacional. Isso faz com que seja possível alinhar o pensamento, de forma que ele fique definido da cúpula à base, sem intermediários, favorecendo o alcance dos objetivos do governo de uma maneira geral”, opinou.

A opinião do secretário foi enfatizada pelo segundo palestrante do evento, o coordenador do CLP Lucas Porto. “Nós estamos aqui para fazer com que os gestores entendam como é o planejamento e como são feitas as mudanças transformadoras na gestão pública”, indicou. “O primeiro benefício que nós temos a partir de um planejamento bem realizado é uma imagem comum, de forma que todos possam alcançá-lo”.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, também destacou a importância de eventos como esse para capacitar de forma ainda mais efetiva os gestores do estado. “É importante porque dá uma dimensão mais técnica às lutas que a gente tem como gestor, como lideranças públicas. Aponta como devemos agir de uma maneira mais planejada”, disse.

Programação – O workshop fez parte do seminário sobre Competitividade dos Estados, Planejamento Estratégico e Gestão Pública, que teve início na manhã desta quarta-feira com palestras oferecidas pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e que contou também com a presença do governador Ricardo Coutinho.