João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário apresenta experiências do Projeto UCA na Paraíba

quarta-feira, 28 de novembro de 2012 - 17:13 - Fotos: 

Foto: Sergio Cavacalnti

Começou nesta quarta (28) e se estende até esta quinta-feira (29) o Seminário: Tecnologias Integradas do Programa de Informática (Proinfo) do Ministério da Educação (MEC)/Programa Um Computador por Aluno (Prouca). O evento está sendo realizado no Nord Imperial Hotel e apresenta experiências exitosas vivenciadas pelos tutores, professores e alunos do Programa Um Computador por Aluno na Paraíba (UCA-PB).

O Projeto UCA-PB foi retomado na Paraíba em agosto de 2012, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE)/União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/Proinfo/MEC. As ações de formações dos professores das escolas envolvidas no projeto foram retomadas nas escolas Desembargador Boto de Menezes (João Pessoa); Fazenda Buracão (Sapé); Professor Pedro A de Almeida (Bananeiras); Nossa Senhora do Rosário (Campina Grande); João Suassuna (Catolé do Rocha) e Maria Moreira Pinto (Vieirópolis).

As formações dos professores aconteceram com a atuação dos grupos de tutores nas escolas, com reuniões mensais, realizadas na sede do Proinfo, em João Pessoa, onde participaram de oficinas de trabalho desenvolvidas por professores formadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professores multiplicadores do Proinfo em João Pessoa. Nestas oficinas foram repassados os conteúdos pelos tutores aos professores das escolas onde o projeto aconteceu e estes professores, por sua vez, aplicaram aos alunos destas escolas a metodologia recebida durante a formação.

“Este seminário é a finalização da etapa de formação com uma apresentação de cada escola sobre a utilização do UCA com seus respectivos alunos e professores”, destacou o professor multiplicador Gilmar José da Silva.

 

Estão participando do evento representantes do Proinfo Nacional, da SEE, do Proinfo Estadual, da Undime, professores formadores, professores tutores e professores das escolas envolvidas no projeto.