João Pessoa
Feed de Notícias

Semarh conclui manutenção da barragem de Acauã

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 12:25 - Fotos: 
A secretaria do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh) praticamente concluiu a manutenção física da barragem de Acauã na última sexta-feira (19). Os serviços realizados compreenderam a limpeza interna da galeria de inspeção, tendo sido retirado tanto o material aderido às paredes internas como também material do fundo da calha de drenagem, este último oriundo do refluxo da água da válvula dispersora (rabo de pavão) que ao longo dos últimos anos vinha erodindo as encostas rochosas à jusante da parede da barragem.
 
O secretário da pasta, Francisco Jácome Sarmento, explicou que, por não haver recebido manutenção ao longo de vários anos, a saída da galeria localizada próxima da descarga do rabo de pavão encontrava-se obstruída com mais de 1,0 metro de material depositado e carreado para o interior da galeria, impedindo inclusive a mensuração da vazão dos drenos internos de inspeção da barragem. Os serviços prosseguem agora com reparos na válvula dispersora (comporta) e o remanejamento dos postes de iluminação corroídos na ombreira esquerda da barragem.

Em termos arquitetônicos, a Barragem de Acauã é semelhante à Barragem de Camará, a qual, segundo o inquérito dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, rompeu em 2004 por omissão dos então gestores estaduais em dar manutenção à barragem construída no Governo Maranhão. Os dispositivos que passaram por manutenção em Acauã são os mesmos cujos sinais deixou-se de observar e tomar providências no caso de Camará.
 
Sarmento informou ainda que o Açude Pocinhos, no Cariri, também vem passando por serviços de limpeza da parede e manutenção geral. O secretário apresentou relatório datado de 2008 onde se encontram identificados vários açudes demandantes de manutenção, dentre os quais constam Acauã e Pocinhos. “O governo anterior praticamente não empreendeu nenhum esforço no sentido de corrigir os problemas identificados por seus próprios técnicos”, enfatizou o secretário que mencionou ainda um Plano de Manutenção de Barragem na Paraíba dado entrada junto à Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional no qual estão incluídas 45 barragens prioritárias.

Ana Aragão, da Assessoria de Imprensa da Semarh