João Pessoa
Feed de Notícias

Semana Zé Lins: show e lançamento de CD são destaques desta terça

segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 11:39 - Fotos:  Antonio Dvid/Secom-PB

Evento acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa (Foto: Antonio David)

Há 111 anos nascia o escritor José Lins do Rego. A data exata, 3 de junho, é lembrada com uma série de atividades culturais que englobam diversas manifestações artísticas durante a 30ª Semana Cultural em homenagem ao autor de clássicos da literatura brasileira como “Menino de Engenho”. O evento, que teve início no domingo (3), se estende até a quarta-feira (6).

Entre as atividades desta terça-feira (5), está o show do grupo Afronordestinas e o lançamento simbólico do CD Tributo a José Lins, às 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento é gratuito.

O CD, que terá distribuição gratuita durante a Semana Cultural, é a continuidade do tributo realizado na edição passada do evento, quando dez artistas foram convidados para compor músicas em homenagem ao escritor.  A proposta era interpretar musicalmente o universo literário de José Lins do Rego. Este ano, os mesmos artistas foram convidados para gravar o álbum que é resultado do projeto.

O tributo conta com participações dos músicos Chico Limeira, Escurinho, Xisto Medeiros, Sandra Belê, Lucas Dourado, Mira Maya, Adeildo Vieira, Abiarap, Atitude Urbana e Toninho Borbo. A ideia de reunir artistas de estilos, gerações, tendências e regiões diferentes em um CD Tributo é uma forma de promover um encontro da música com a literatura.

Afronordestinas – Na terça-feira, a cultura hip-hop toma conta do Teatro de Arena, exibindo o talento do grupo AfroNordestinas. O trabalho que o grupo vai apresentar foi lançado há um ano. Trata-se do CD batizado com o nome do grupo, formado por músicas eletrônicas misturadas à percussão e guitarras orgânicas, com uma seleção de beats que transita entre o protesto, comum ao rap brasileiro, e melodias influenciadas por ritmos da Música Popular Brasileira. O show será às 20h, com entrada franca.

Também nesta terça-feira, Wildson MC apresenta raps de seu EP, lançado em novembro de 2011, intitulado “Esquecidos do passado”, que tem a produção de Renato Oliveira (Gota sonora) e participações de DJ Mauro, Rey Freittas e Helyone.

Outras atividades – A programação desta terça-feira dá continuidade às oficinas de Literatura, Escritor e Danças Circulares. Haverá, ainda, duas apresentações (às 9h e 15h), do espetáculo “O Pássaro Poeta”, com o grupo Engenho Imaginário, no Teatro de Arena. Pela manhã e à tarde, alunos de escolas paraibanas participam da visitação monitorada das exposições.

Às 15h, o professor doutor em Comunicação Cláudio Paiva ministrará a palestra “A Cultura Pop Transregional”, no Cine Digital, onde também serão exibidos filmes em homenagem a José Lins.

À noite, a partir das 19h, haverá a primeira eliminatória do Festival Zé Lins Encenado, no Teatro de Arena. Depois do show do grupo Afronordestinas, o público poderá participar de um sarau poético com a presença da atriz Suzy Lopes e Geovan Morais, na área interna do Teatro de Arena.

Também como parte da programação da Semana, nestas segunda e terça-feira (4 e 5), há contação de histórias para crianças, no Teatro de Arena, pela manhã.

Encerramento – A mistura da sanfona e instrumentos eruditos encerra a Semana Cultural José Lins do Rego. O mestre pernambucano Dominguinhos Sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, na Praça do Povo do Espaço Cultural, às 20h. A abertura será feita pela Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Para assistir ao espetáculo basta levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado às vítimas da seca do estado.

Não é a primeira vez que Dominguinhos se apresenta acompanhado da OSJPB. Em 2010, eles dividiram o palco da Praça do Povo na 13ª edição do Fenart, em uma homenagem ao saudoso músico Sivuca.