João Pessoa
Feed de Notícias

Semana Solidária beneficia crianças de escolas públicas e associações de bairros da Grande João Pessoa

sexta-feira, 9 de outubro de 2015 - 17:18 - Fotos:  Claudia Belmont/ Luciana Bessa

Passeio, gastronomia, brindes, apresentação infantil. Foi assim a III Edição da Semana Solidária para crianças promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Paraíba.

O projeto visa proporcionar a crianças e adolescentes de escolas e creches públicas, além de associações de bairros da Grande João Pessoa, um momento diferente com alegria e muita descontração em restaurantes e lanchonetes da grande João Pessoa. Toda a ação, desde o traslado até a permanência no local, foi acompanhada por técnicos da Secretaria.O evento teve início na última segunda-feira (5) e terminou nesta sexta-feira (9).

Em alguns estabelecimentos, as crianças foram convidadas a conhecer o interior do restaurante e aprender um pouco sobre a gastronomia. Eles tiveram a oportunidade de ver de perto, por exemplo, uma máquina que produz salgados em série, tudo apresentado, na maioria das vezes, pelos proprietários, associados da Abrasel.

Colorido especial – Os restaurantes e lanchonetes receberam decoração diferenciada, com toalhas de mesa bem coloridas, balões que deram clima lúdico ao ambiente e trilha sonora infantil. Depois do almoço ou lanche, as crianças ganharam brindes, bolo de festa e guloseimas em lancheirinhas.

O empresário Maurício Falcão e a esposa, Ana Carla Falcão, donos de um grande restaurante localizado no bairro do Bessa, contaram que este já é o segundo ano que participam do evento. “É muito bom poder contribuir com uma ação social. A gente ensina, justamente, isso aos nossos filhos, que hoje estão aqui ajudando a servir as crianças. E numa ação assim termina que todos do restaurante se envolvem, porque o pessoal da cozinha teve que chegar mais cedo pra preparar o almoço das crianças. Já os do escritório ajudaram a encher as lancheirinhas, que têm doces e brinquedinhos”, destacou Ana Carla Falcão.     

Em outro estabelecimento, localizado em Tambaú, próximo à PBTur, a solidariedade contagiou, desde o chef que prepara os alimentos aos garçons. Sem falar nos clientes, que também procuraram cumprimentar as crianças e até se divertir com as brincadeiras do palhaço.

“É muito bom servir as crianças, a gente ver no olhar delas a satisfação de estar comendo aqui. A gratidão é com um sorriso”, disse o garçom Reginaldo Farias.

Momento único – Para uma das líderes comunitárias de Jacarapé, na Praia da Penha, Ana Cláudia Silva Santos, que acompanhou as crianças da  associação da comunidade ao passeio a um restaurante em Intermares, a atividade ficará na lembrança das crianças para o resto da vida.

“Quando disse que a gente ia passear, eles ficaram ansiosos. E essa ação é interessante porque as crianças da nossa comunidade precisam de muito apoio e de conhecer locais como este. Eles amaram e nunca esquecerão este momento.”, disse.