Fale Conosco

12 de dezembro de 2013

Semana Náutica realiza ações sociais e culturais em evento de Ciências



O último dia da Semana de Ciências no Mar (Secimar), que faz parte da I Semana Náutica da Paraíba, foi além da programação acadêmica e ofereceu ações sociais e atividades culturais para a população. Nessa quarta-feira (11), além dos workshops e palestras, muita gente passou pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) em Cabedelo para conferir exposições, apresentações musicais e emitir documentos.

O projeto Pescando Sonhos, do IFPB, levou vários serviços para a comunidade carente de Cabedelo, que pode emitir documentos, fazer exames médicos e tirar dúvidas sobre aposentadoria, INSS e direitos trabalhistas. A estudante Mauriclécia Cândido, de 17 anos, foi uma das que aproveitou o dia. “Estava sem tempo e sem oportunidade para tirar minha carteira de trabalho e meu título de eleitor e por isso vim aqui. Adorei a iniciativa”, disse a estudante.

Pela manhã, o grupo de Chorinho do Caps-AD de Cabedelo se apresentou na frente do IFPB, nos intervalos do evento, e o repertório de samba e pagode animou os participantes. À tarde, foi a vez do Coral Mil Mulheres, composto por 80 marisqueiras da cidade, que fizeram um show no local.

Uma exposição de artesanato pesqueiro chamou a atenção de quem passou pelo IFPB. As artesãs da comunidade, que são ex-alunas dos cursos do Centro de Referência de Pesca e Navegação Marítima (CRPNM), levaram mais de 100 produtos de decoração que são feitos utilizando conchas e escamas de peixe como matéria-prima. “Esse evento está sendo ótimo para nós, porque muita gente tem procurado nosso trabalho. Quanto mais as pessoas dão importância para as coisas do mar, mais nossa arte é valorizada”, afirmou a artesã Maria Lúcia dos Santos Silva.

Por meio de uma parceria com a Marinha do Brasil, a Secimar também promoveu uma exposição de artigos náuticos, com quadros de nós e miniaturas de navios e porta-aviões.

Para a diretora do Centro de Referência de Pesca e Navegação Marítima do IFPB, Margarete Rocha, o sucesso da I Semana Náutica da Paraíba mostra que o evento tem tudo para se consolidar no calendário de grandes eventos do Estado. “A realização da Semana Náutica, juntamente com a Secimar, foi uma iniciativa extremamente importante, porque existiam varias ações pulverizadas feitas pelo Centro de Referência, pela Marinha e pelo Governo do Estado. Mas, o evento veio realmente unir esses diversos setores náuticos da Paraíba no sentido de informar de forma centralizada sobre as riquezas que nós temos aqui. Eu acredito que a partir dessa parceria nos conseguiremos mostrar o potencial náutico que nós temos na Paraíba e colocar o Estado no cenário nacional náutico”, destacou.

A I Semana Náutica da Paraíba é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a PBTur, IFPB e representantes do setor náutico no Estado. O evento começou no último domingo e vai até o dia 15 de dezembro, com atividades culturais, de lazer, campeonatos de esportes náuticos e workshops.