João Pessoa
Feed de Notícias

Semana Nacional do Trânsito discute álcool e outras drogas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013 - 12:30 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

Com a presença de centenas de estudantes de escolas públicas e privadas, o vice-governador Rômulo Gouveia e o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Rodrigo Carvalho, abriram a Semana Nacional de Trânsito/2013.

A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (18) no estacionamento do Detran, em Mangabeira, onde foram instaladas tendas para ações educativas de trânsito e exibição de serviços prestados por órgãos parceiros.

Este ano, a Semana Nacional de Trânsito tem como tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito” e, na Paraíba, o período da campanha vai coincidir com as comemorações do primeiro aniversário da Operação Lei Seca, lançada em 21 de setembro do ano passado pelo Governo do Estado e marcada pela integração das ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran.

Ao abrir oficialmente a Semana, o vice-governador Rômulo Gouveia apresentou um balanço dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na estruturação da Operação Lei Seca que, além da integração das ações do Detran e Bptran, ganhou viaturas equipadas com computadores para consulta online dos dados de veículos e condutores, capacitação dos servidores e contratação de 60 agentes de trânsito, por meio do primeiro concurso público da história do Detran.

O vice-governador pediu o apoio da sociedade paraibana à Operação Lei Seca e comemorou os reflexos das fiscalizações na redução dos acidentes e na mudança de comportamento dos condutores, num processo de conscientização dos riscos da mistura álcool e direção.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, também fez um apelo à sociedade paraibana para refletir sobre como contribuir com a construção de um trânsito menos violento e ressaltou o esforço do Governo do Estado para tornar mais eficientes as ações de fiscalização pelo cumprimento da Lei Seca. Ele revelou que, desde sua criação, já foram flagrados 2.083 motoristas embriagados e presos 310.

Rodrigo Carvalho lembrou ainda que o concurso público do Detran abriu 108 vagas para cargos essenciais ao funcionamento do órgão, o que fez desafogar setores como a vistoria veicular e a fiscalização do trânsito, e agilizar a tramitação de processos e recursos de multas.

Arte educativa 

Durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito/2013, houve apresentação de bandas e fanfarras, simulação de acidentes de trânsito com socorro às vítimas e uma instalação feita pelo artista plástico paraibano Wilson Figueiredo.

A obra de arte intitulada “A Criança no Trânsito” tem 2,20m de altura e foi confeccionada com chapas de ferro e parafusos. Natural da cidade de Patos, o artista plástico Wilson Figueiredo também é o autor da escultura “Cavaleiro Alado”, instalada na rotatória em frente ao Centro de Tecnologia na Universidade Federal da Paraíba e da escultura “O Bem do Mar”, em frente ao Centro Turístico Tambaú.

A escultura representa um agente de trânsito auxiliando uma criança durante a travessia escolar e foi instalada na entrada principal da sede do Detran, em Mangabeira, e passará a ser vista, diariamente, por mais de mil usuários que buscam os serviços do órgão.

Números do trânsito 

Na Paraíba, um dos desafios dos órgãos de trânsito é criar alternativas que adaptem as cidades ao crescimento da frota. O número de veículos, que hoje é de 943.932, deve chegar a 1 milhão até o final do ano.

Só no mês de agosto, foram registrados no Detran da Paraíba 6.638 veículos.

Já o número de condutores habilitados supera 732 mil, em todo o estado.

Programação

Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, as atividades da Semana Nacional de Trânsito prosseguem até o dia 27, com ações em João Pessoa e Campina Grande.

Nesta quinta feira, dia 19, serão abertos cursos de Direção Defensiva, Aperfeiçoamento em Trânsito e Primeiros Socorros, a partir das 8h, no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira, tendo como participantes motoristas e servidores da Casa Civil e do Batalhão de Policiamento de Trânsito. No mesmo dia, a partir das 9h, haverá um Comando Educativo pela Paz no Trânsito, no Parque Solon de Lucena.

Na sexta-feira, 20, às 9h, haverá a simulação de um acidente de trânsito, no Parque Solon de Lucena.

No sábado, 21, as atividades estarão voltadas para as comemorações de aniversário de 1 ano da Operação Lei Seca. Haverá um grande comando educativo na Praça da Paz, nos Bancários, com concentração a partir das 8h. No local haverá distribuição de material educativo sobre os riscos da mistura álcool e direção e demonstrações do teste de alcoolemia ( bafômetro).

Também estão previstas apresentações de teatro de fantoches e abordagens corpo a corpo com a participação de alunos do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, além de blitz educativa realizada pela equipe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran.

A Praça da Paz também será o ponto de encerramento da Caminhada Solidária, uma ação organizada pela Universidade Norte do Paraná – Unopar, que sairá do bairro Mangabeira I, às 8h, fazendo um apelo por doações de sangue.

Na segunda-feira (23), as atividades incluem um comando educativo com participação de alunos das Escolas Borges da Fonseca e Corujinha, com concentração no Mercado Público de Mangabeira, a partir das 8h.

Na terça (24), será realizado um seminário no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na avenida Epitácio Pessoa. A abertura será às 8h e o objetivo é discutir o tema da Semana Nacional de Trânsito/2013 com representantes da sociedade civil e de órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Na quarta-feira (25), haverá um comando educativo, a partir das 15h, na rua Rosa Lima, Bairro dos Bancários, que será encerrado com uma missa às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, em ação de graças pela paz no trânsito.

Na quinta-feira (26), acontece o Seminário Direitos Humanos e a Violência no Trânsito – Mudança Comportamental após a criação da Operação Lei Seca, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a partir das 8h. Os palestrantes serão a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, e o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca, major Rochester Vale.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito/2013 serão encerradas na sexta-feira (27), em Campina Grande, onde haverá uma Gincana Cultural e Recreativa, no Ginásio do Centro Educacional Ana Amélia, na rua Severino Ermínio de Carvalho, 600, Bodocongó III, a partir das 9h. O tema será “Segurança no Trânsito – Vida Protegida”.

Durante toda a semana, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran realizará atividades em Campina Grande e apoiará ações em outros municípios paraibanos.

A Semana Nacional de Trânsito está inserida na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010, com o objetivo de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo.