João Pessoa
Feed de Notícias

Semana Nacional de Trânsito debate efeitos da Operação Lei Seca

terça-feira, 24 de setembro de 2013 - 14:55 - Fotos: 

Um seminário promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na avenida Epitácio Pessoa, com a participação de estudantes e representantes da sociedade civil e de órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito, discutiu nesta terça-feira (24) os efeitos da Operação Lei Seca na diminuição da violência no trânsito e outros aspectos da fiscalização. O seminário faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2013, que foi aberta no dia 18 de setembro com o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito!” e segue até o dia 27.

Na mesa de debates estavam o vice-governador Rômulo Gouveia; o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho; a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Abimadabe Vieira; o inspetor Carvalho, representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER); a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Gerlane Carvalho, além do coordenador geral da Faculdade Maurício de Nassau, Rogério Xavier.

O vice-governador falou sobre a intenção do Governo do Estado ao integrar as ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), em 21 de setembro do ano passado, e sobre os investimentos para tornar as fiscalizações mais intensas e eficientes, entre eles, a compra de viaturas e a contratação de 60 agentes de trânsito por meio do concurso do Detran.

Os resultados das fiscalizações foram apresentados pelo superintendente do Detran. Rodrigo Carvalho lembrou que durante todo o ano de 2012, na Paraíba, foram flagrados 850 motoristas dirigindo sob efeito do álcool e 110 foram presos. Ele frisou que a maioria dos flagrantes aconteceu depois da criação da Operação Lei Seca, no mês de setembro.

De janeiro a setembro de 2013, o número de flagrantes já chegou a 1.316, com 211 prisões. Quase 19 mil testes do bafômetro foram realizados.No balanço da Operação Lei Seca, desde a criação em 21 de setembro do ano passado, já foram abordados 32.132 veículos e aplicados 27.702 testes do bafômetro. Neste período foram flagrados 2.166 motoristas embriagados e 321 foram presos.

Rodrigo Carvalho também revelou que é cada vez menor o número de flagrantes por embriaguez em relação à quantidade de veículos abordados, o que é considerado uma resposta às campanhas educativas e à aplicação do rigor da lei.

No seminário, estudantes e professores do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba apresentaram resultados de um estudo sobre a influência do som e da audição no trânsito, que comprovam que o desconhecimento do nível de deficiência auditiva pode expor o condutor ao risco de acidentes. Eles também falaram sobre os riscos do uso de fones de ouvido e telefone celular.

O coordenador geral da Maurício de Nassau, Rogério Xavier, falou sobre o apoio da Faculdade à Operação Lei Seca e a integração dos alunos às atividades da Semana Nacional de Trânsito, incluindo o Trote Legal, que neste semestre abordou os riscos da mistura álcool e direção.

Durante o seminário, o delegado civil Cláudio Lameirão, professor do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, falou sobre o tema “Embriaguez ao volante: reflexos penais e processuais”.

Programação – Nesta quarta-feira (25), dando prosseguimento à programação da Semana Nacional de Trânsito 2013, haverá um comando educativo, a partir das 15h, na Rua Rosa Lima, no Bairro dos Bancários, que será encerrado com uma missa às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, em ação de graças pela paz no trânsito.

Na quinta-feira (26), acontece o Seminário Direitos Humanos e a Violência no Trânsito – Mudança Comportamental após a criação da Operação Lei Seca, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a partir das 8h. Os palestrantes serão a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, e o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca, major Rochester Vale.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito 2013 serão encerradas na sexta-feira (27), em Campina Grande, onde haverá uma Gincana Cultural e Recreativa, no Ginásio do Centro Educacional Ana Amélia, na Rua Severino Ermínio de Carvalho, 600, Bodocongó III, a partir das 9h. O tema será “Segurança no Trânsito – Vida Protegida”.