Fale Conosco

15 de setembro de 2013

Semana Nacional de Trânsito 2013 discute álcool e outras drogas e comemora um ano da ‘Lei Seca’



O Departamento Estadual de Trânsito – Detran definiu a programação da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano será realizada de 18 a 27 de setembro. A atividade está incluída na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, uma ação proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010 com o objetivo de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Este ano, a Semana Nacional de Trânsito tem como tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito”. Na Paraíba, o período da campanha vai coincidir com as comemorações do primeiro aniversário da Operação Lei Seca, lançada em 21 de setembro do ano passado pelo Governo do Estado e marcada pela integração das ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran.

Em João Pessoa, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2013 acontece no dia 18 de setembro, às 8h, no estacionamento do Detran, no bairro de Mangabeira. Durante a solenidade, haverá execução do Hino Nacional, apresentação de bandas e fanfarras, apresentações culturais, simulação de acidentes de trânsito e a apresentação de uma instalação feita pelo artista plástico paraibano Wilson Figueiredo.

A obra de arte intitulada “A Criança no Trânsito” tem 2,20m de altura e foi confeccionada com chapas de ferro e parafusos. Natural da cidade de Patos, o artista plástico Wilson Figueiredo também é o autor da escultura “Cavaleiro Alado”, instalada na rotatória em frente ao Centro de Tecnologia na Universidade Federal da Paraíba e da escultura “O Bem do Mar”, em frente ao Centro Turístico Tambaú, além de muitas obras instaladas em edificações particulares.

Programação – Na quinta feita, dia 19, a Semana Nacional de Trânsito prossegue com a abertura de cursos de Direção Defensiva , Aperfeiçoamento em Trânsito e Primeiros Socorros, a partir das 8h, no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, em Mangabeira, tendo como participantes motoristas e servidores da Casa Civil e do Batalhão de Policiamento de  Trânsito. No mesmo dia, a partir das 9h, haverá um Comando Educativo pela Paz no Trânsito, no Parque Solon de Lucena.

Na sexta-feira, 20, às 9h, haverá a simulação de um acidente de trânsito, no Parque Solon de Lucena. No sábado, 21, um grande comando educativo, na Praça da Paz, nos Bancários, marcará o aniversário de 1 ano da Operação Lei Seca. A concentração será a partir da 8h, com distribuição de material educativo sobre os riscos da mistura álcool e direção e demonstrações do teste de alcoolemia ( bafômetro).

No local haverá apresentação de Teatro de Fantoches e abordagem corpo a corpo com a participação de alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, além de blitz educativa realizada pela equipe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran.

A Praça da Paz também será o ponto de encerramento da Caminhada Solidária, uma ação organizada pela Universidade Norte do Paraná – Unopar, que sairá do bairro Mangabeira I, às 8h, fazendo um apelo por doações de sangue.

Na segunda-feira (23), as atividades incluem um Comando Educativo com participação de alunos das  Escolas Borges da Fonseca e Corujinha, com concentração no  Mercado Público de Mangabeira, a partir das 8h.

Na terça (24), será realizado um Seminário no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na avenida Epitácio Pessoa. A abertura será às 8h e o objetivo é discutir o tema da Semana Nacional de Trânsito 2013 com representantes da sociedade civil e de órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Na quarta-feira (25), haverá um Comando Educativo, a partir das 15h, na Rua Rosa Lima, no Bairro dos Bancários, que será encerrado com uma missa às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, em ação de graças pela paz no trânsito.

Na quinta-feira (26), acontece o Seminário Direitos Humanos e a Violência no Trânsito – Mudança Comportamental após a criação da Operação Lei Seca, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a partir das  8h. Os palestrantes serão a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, e o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca, major Rochester Vale.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito 2013 serão encerradas na sexta-feira (27), em Campina Grande, onde haverá uma Gincana Cultural e Recreativa, no Ginásio do Centro Educacional Ana Amélia, na  Rua Severino Ermínio de Carvalho, 600, Bodocongó III, a partir das 9h.  O tema será “Segurança no Trânsito – Vida Protegida”.

São parceiros do Detran na realização da Semana Nacional de Trânsito órgãos como Polícia Militar, Rotary Bancários,  Sest/Senat, ONG Andrae, Academia de Bombeiros Civil,  Escoteiros do Brasil,  Corpo de Bombeiros,  Batalhão de Policiamento de Trânsito, Universidade Federal da Paraíba, Polícia Rodoviária Federal, DER, Secretaria Estadual de Educação, Semob – Cabedelo,  Ong Mães na Dor, Instituto de Polícia Científica, Capitania dos Portos,  Faculdade Maurício de Nassau, Secretaria Estadual de Saúde,  Guarda Municipal de João Pessoa,  Sindicato dos Taxistas, Rádio Tabajara, Casa da Paz Maria de Nazaré, Projeto” Uma Nota Musical que Salva”, Empresa de Correios e Telégrafos , Escoteiros do Mar do Brasil , Exército de Deus da casa da paz Maria de Nazaré, Unopar, Samu, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.