Fale Conosco

20 de maio de 2015

Semana Nacional de Museus da FCJA termina nesta sexta-feira



fcja encerramento da semana nacional do museu sexta feira 1 270x191 - Semana Nacional de Museus da FCJA termina nesta sexta-feiraA programação da 13ª Semana Nacional de Museus da Fundação Casa de José Américo termina nesta sexta-feira (22) com o encerramento das exposições José Américo de Almeida e o Cabo Branco (Acervo fotográfico da FCJA) e Cabo Branco: Olhar do Artista (Associart). Durante toda semana, foram realizadas  palestras, debates e exibição de filmes.

O evento integrou a agenda anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras a partir de programações em torno de uma mesma temática, que este ano foi Museus para uma sociedade sustentável”. A diretora do Museu da FCJA e coordenadora das atividades de Museus, Janete Lins Rodriguez, disse que a Fundação Casa de José Américo integra 1.378 instituições culturais que, anualmente, comemora a Semana de Museus.

fcja encerramento da semana nacional do museu sexta feira 5 270x191 - Semana Nacional de Museus da FCJA termina nesta sexta-feiraSegundo Janete, esta é a maior ação em âmbito mundial, objetivando aumentar a visibilidade dos museus, além de estimular a visitação em tais instituições. Ela destacou que o tema central “busca enfatizar a ação do ser humano sobre nosso planeta e o alcance de um equilíbrio entre crescimento econômico com preservação do ambiente e qualidade de vida”.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, proferiu palestras destacando as temáticas: Patrimônio, Cultura, Memória e Sustentabilidade. A FCJA apoiou a 12ª edição do Festival de Artes Visuais da Paraíba, realizada pelaAssociação de Artistas Plásticos da Paraíba (Associart), e acolheu a exposição “Cabo Branco: Olhar do Artista”, que enfatiza cultura, patrimônio e memória, temas escolhidos para registrar a preocupação dos pessoenses com a “erosão da barreira”, situada no Ponto mais Oriental das Américas.

fcja encerramento da semana nacional do museu sexta feira 6 270x191 - Semana Nacional de Museus da FCJA termina nesta sexta-feiraNo Cine “O Homem de Areia” (Auditório da FCJA), foram projetados os filmes “Duas vezes não se faz”, de Marcos Vilar, sobre a Ponta do Cabo Branco, como um grito de alerta para preservação, e o documentário “A vida Iluminada do artista Hermano José” (um dos precursores na defesa da Barreira), seguido de uma conversação com a escritora e pintora Irismar Fernandes de Andrade. Também foi exibido o documentário sobre a “Cachoeira Sagrada de Ianaretê”, cuja temática envolve museu, patrimônio, resgate da cultura, preservação e sustentabilidade. Mostra ainda o pedido de registro da cachoeira como patrimônio cultural brasileiro dos índios Tarianos, do Noroeste da Amazônia.

Artistas participantes da exposição “Cabo Branco: Olhar do Artista”: Ana Garcia, Ana Lúcia Pinto, Ana Viana, Célia Gondim, Célia Romeiro, Evanice Santos, Fernanda Rolim, Maurílio Estrela, Marizete Lacerda, Marletti Assis, Nadja Anjos, Percy Fragoso, Zélia Pessoa; e artistas convidados: Dadá Venceslau, Molina e Ilson Moraes.