João Pessoa
Feed de Notícias

Semana de Vigilância Sanitária alerta sobre a prevenção do câncer de mama

terça-feira, 22 de outubro de 2013 - 13:35 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O alerta sobre a prevenção do câncer de mama foi o destaque da programação da Semana Estadual de Vigilância Sanitária, nesta terça-feira (22), em João Pessoa. O seminário aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM) e reuniu, além de chefes de núcleos e gerentes de coordenações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estudantes de Medicina e de Enfermagem da Capital.

A gerente de Tecnologia Médica da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Telma Domiciano, destacou que a Agevisa tem uma participação importante nessa luta, com a fiscalização periódica das unidades de saúde que realizam mamografia em todo o Estado. “A nossa preocupação é com a qualidade das imagens e dos equipamentos, pois um tomógrafo que não esteja devidamente calibrado pode causar um resultado falso. Com esse seminário, queremos dar a nossa parcela de contribuição no que se refere a sensibilização, informação e mobilização das mulheres no combate ao câncer de mama”, explicou.

Segundo o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, foram realizadas 12.148 mamografias no primeiro semestre de 2013 em toda Paraíba. O Ministério da Saúde recomenda um mamógrafo para cada 240 mil habitantes. De acordo com o indicador, a concentração de mamógrafos por área geográfica na Paraíba deveria ser de 16 mamógrafos. No entanto, segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, 23 mamógrafos funcionam nas instituições públicas e privadas no Estado.

A primeira-dama Pâmela Bório, que participou do seminário, reforçou o alerta sobre a prevenção do câncer de mama. “Uma palavra representa o alerta: vigilância. É importante que os órgãos de gestão da saúde pública e privada apostem na prevenção, assim como no tratamento do câncer. Então eu destaco o trabalho da Agevisa no fortalecimento desta rede de assistência à saúde na Paraíba, a exemplo do controle da qualidade das imagens emitidas pelos serviços de mamografia do SUS”, observou.

A secretária executiva de Saúde do Estado, Cláudia Veras, destacou o conjunto de ações que o Governo do Estado realiza para garantir a saúde das paraibanas. Entre os serviços de saúde oferecidos, ela ressaltou o Centro de Oncologia de Patos, cuja ordem de serviço foi assinada recentemente. “Temos procurado trabalhar de forma conjunta, entre todas as esferas do poder, seja Federal, Estadual e Municipal, para que a população paraibana possa desfrutar de um serviço de saúde com qualidade e eficiência onde todos tenham acesso”.

Também participaram do evento as secretárias do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, da Educação, Márcia Lucena, da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e a vice-presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Lu Maia.

Outras ações – Ainda na programação da Semana Estadual de Vigilância Sanitária, serão realizadas palestras em João Pessoa e Campina Grande. Na sexta-feira (25), Dia Estadual de Vigilância Sanitária, acontece um ato público com a distribuição de material educativo sobre as ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária e a prestação de serviços de saúde.